Repórter News - www.reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 07 de Abril de 2014 às 14:51
Por: Lourembergue Alves

    Imprimir


A filiação partidária é imprescindível para que alguém possa postular um dado cargo eletivo. Mas o filiar-se tão somente, contudo, não lhe garante candidatura alguma. O próprio Julier, aliás, deixou isso com muita clareza em recente coletiva, ainda que em meio a evasivas, as quais revelam que ele aprendeu rapidamente como funciona o jogo de palavras na política.

E  isso tem lá sua importância, até para fugir das questões embaraçosas, assim como também para esconder das próprias contradições, geradas do associar-se com quem no passado o via na condição de inimigo, e, agora, estão lado a lado - julgado e julgador. É, nesse instante, que o ex-juiz revela os pontos-chave do seu discurso como candidato ao governo do Estado, mesmo que não venha a ser, e que acabam sendo norteadores do discurso da própria base governista.

São três os referidos pontos-chave. (1º.) O de não pregar a bandeira da ética e moralidade, uma vez que estas ‘são princípios inerentes que qualquer cidadão deva ter‘. E isso ‘não é bandeira ou política e sim essência de qualquer pessoa‘. (2º.) É ter um lado, e este não poderia ser outro senão o estar ‘junto da presidente Dilma e do governador Silval Barbosa‘. Pois o estar ‘em oposição ao governo federal, quem mais perde é a população‘. (3º.) Ser ‘contrário à interrupção de um mandato para disputar uma nova eleição‘.

"Assim, tanto na tribuna do Senado quanto na mídia regional, sempre coerentemente, faz duras críticas aos governos Silval Barbosa e Dilma Rousseff"

Percebe-se, portanto, que esses pontos-chave batem de frente com a pregação e a maneira de agir do Pedro Taques. Longe de ser coincidência. Mas proposital, pois a intenção da situação é a desconstrução do discurso do pedetista. Tarefa nada fácil. Bem mais quando se sabe que o representante do ‘Mato Grosso Muito Mais‘ passou a ser visto e tido como oposição aqui no Estado. Esta é a sua imagem, e é com ela que ele vem conquistando dividendos eleitorais significativos. Assim, tanto na tribuna do Senado quanto na mídia regional, sempre coerentemente, faz duras críticas aos governos Silval Barbosa e Dilma Rousseff.

Entende-se, então, o porquê o Julier diz que o ficar contra o governo federal é deixar o Estado e a população em situação desfavorável. Tenta, com isso, construir para si, e para ala situacionista, uma determinada imagem, ao mesmo tempo em que procura colar no maior adversário político uma imagem negativa, com aspectos indesejados pela sociedade. Afinal, é bom dizer, que o próprio eleitorado constrói imagem dos candidatos e vota de acordo com tais construções.

Mas, cabe lembrar, ainda é bastante cedo para perceber-se que tal tática situacionista irá funcionar. Pode até funcionar, uma vez que em política, jamais se dirá que a estratégia ‘A‘ ou a ‘B‘ não dará certo. Porém, não trata de tarefa fácil a desconstrução de uma imagem que já aparece consolidada no imaginário do eleitor regional, a ponto de permitir ao pedetista dividendo eleitoral significativo, graças até a desorganização e ausência de traquejo político dos governistas.



Autor

Lourembergue Alves

LOUREMBERGUE ALVES é professor universitário e articulista

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/artigo/1646/visualizar/