Repórter News - www.reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 17 de Outubro de 2014 às 10:59
Por: José Paulo Traven

    Imprimir


Coragem e atitude para mudar é o nome da coligação que elegeu Pedro Taques para governar Mato Grosso, uma nova administração sempre representa esperança de desenvolvimento e melhorias das políticas públicas a serem oferecidas a sociedade.

A Cultura, com certeza, é um segmento que precisa de mudanças profundas.

Temos testemunhado uma considerável retração, que se reflete em uma grande desarticulação do setor produtivo da cultura em nosso Estado.

Nos últimos oito anos, por mais que alguns secretários que passaram pela administração da Cultura no Estado tenham tentado, o distanciamento e a timidez no diálogo resultaram em ações igualmente tímidas, diminuição contínua de recursos. "Chega de se arrastar como uma lagarta. A Cultura mato-grossense precisa voar e ganhar o mundo como uma bela e forte borboleta. Isso sim será transformador. "

Chegamos ao cúmulo de ouvir que havia políticas de interesse do Estado em oposição ou detrimento as políticas de interesse da comunidade.

Esta forma “surreal” de pensar a Cultura, muitas vezes, norteou até mesmo a divisão dos poucos recursos financeiros disponíveis.

O clímax se deu com a investigação encabeçada pela Polícia Fazendária, descobrindo um esquema de utilização de “laranjas” para desviar o pouco recurso que se destinava a atender aos produtores e artistas mato-grossenses.

Pois bem, estamos, realmente, precisando de atitude para recuperar o tempo perdido e avançar rumo ao desenvolvimento que todos desejam e algumas medidas são urgentes.

Retomar o diálogo é fundamental para nortearmos as esperadas mudanças, avaliação imediata do Sistema Estadual de Cultura, que está parado aguardando a apreciação do governador e posterior encaminhamento para aprovação da Assembleia Legislativa, reestruturação do Conselho Estadual, criação de um regimento eleitoral que seja justo e permanente, fomento à criação de conselhos de politicas culturais em todos os municípios, incentivo à capacitação nos diversas segmentos da cadeia produtiva da cultura, estímulo ao patrocínio privado via lei incentivo federal, aumento dos recursos investidos no setor de forma coerente com o potencial produtivo do Estado de Mato Grosso...

Transformação foi a palavra utilizada pelo governador eleito. Com certeza, precisaremos de muita coragem e vontade política para alcançar este patamar.

Chega de se arrastar como uma lagarta. A Cultura mato-grossense precisa voar e ganhar o mundo como uma bela e forte borboleta. Isso sim será transformador.



Autor

José Paulo Traven

JOSÉ PAULO TRAVEN é produtor e gestor cultural, atual secretário-adjunto municipal de Cultura de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/artigo/1719/visualizar/