Repórter News - www.reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 23 de Julho de 2016 às 12:08
Por: Renato Gomes Nery

    Imprimir


Na história do Brasil, os militares sempre tiveram um papel de destaque. A República foi proclamada por um militar que teve com sucessor outro militar. Os tenentes do Forte de Copacabana tiveram uma participação política relevante.

Tanto é que Getúlio Vargas fez a chamada Revolução de 1930, com o apoio desses militares. O sucessor de Getúlio foi um militar. A República do Galeão instaurada, após a morte de um militar, levou ao suicídio de Getúlio Vargas.

A garantia do Governo de Jucelino Kubitshek foi feita por outro militar. O levante de 1.964 foi patrocinado pelos militares que assumiram de vez o poder político por muitos anos.

Estamos aprendendo a livrar a vida nacional democraticamente daqueles políticos e sua trupe indigna dos cargos que ocupam, sem violência e sem traumas

Ainda há aqueles que acham que os militares devem intervir novamente na vida política nacional. Entretanto, com a abertura política na década de 80, prescinde-se do fantasma militar a pairar mais sobre a vida política nacional.

Felizmente, tem-se resolvido tudo democraticamente dentro da lei. A deposição de Collor, por se tornar indigno do cargo, foi feita pelo Congresso, com direto ao devido processo legal e da ampla defesa, sem quaisquer traumas.

Da Dilma está sendo feita da mesma forma. Isto é prova do amadurecimento político do Brasil.

Portanto, a evolução política é evidente, além de extremamente salutar. Já não termos mais, os traumas do rompimento do ordenamento jurídico. Já pensou estes políticos do PT vítimas de um golpe de Estado?

Corruptos transformarão em mártires; presos políticos, viúvas e viúvos de toda sorte a clamarem por justiça; indenizações e etc. Além do aguentar a choradeira por muito tempo por uma chaga que não fecha!

Se Deus não era brasileiro, parece que se tornou. Tudo sendo resolvido de forma pacífica.

Em suma, estamos aprendendo a livrar a vida nacional democraticamente daqueles políticos e sua trupe indigna dos cargos que ocupam, sem violência e sem traumas.

Isto se chama solução republicana.

Que assim seja! E que assim continue!!



Autor

Renato Gomes Nery
rgenery@terra.com.br

É advogado em Cuiabá.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/artigo/1873/visualizar/