Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 16 de Fevereiro de 2019 às 11:12
Por: Romildo Gonçalves

    Imprimir


O que quer dizer Muxirum? Muxirum é uma palavra de origem tupi-guarani, que significa trabalho em grupo, mutirão, fazer juntos, como queira. E aqui é trabalho educacional de verdade, com muito esmero.

Em Mato Grosso a palavra Muxirum focou o viés da educação de jovens, adultos e idosos para alfabetizar esses seres humanos que vivem à margem da sociedade culturalmente falando seja, no perímetro urbano ou na zona rural de todo o território mato-grossense.

Alfabetizar é trazer à luz do saber a quem precisa dela, e fazer com que o estado brasileiro cumpra suas obrigações básicas e oportunizem ao ser humano aquilo que lhe é de direito, e ao estado a obrigação como causa pétrea da carta Magna do país.

Alfabetizar é trazer à luz do saber a quem precisa dela, e fazer com que o estado brasileiro cumpra suas obrigações básicas

Esse é um caminho sem volta para o ser humano torna-se cidadão e cidadã de verdade, e sair das trevas da escuridão por omissão do poder público, visto que a constituição federal brasileira assegura esse direito aos cidadãos e cidadãs do país no espaço e no tempo.

Em 2015 a população humana residente no estado de mato grosso era de 2.507.756 pessoas residente, dessa população 178.671 pessoas com idade superior a 15 anos não sabiam ler ou escrever, uma questão que precisa ser avaliada com urgência.

Visando reverter esse quadro desconfortável para o poder público e literalmente diminuir a questão do analfabetismo no estado de mato grosso, o governo criou políticas públicas e semiestruturou ambientes para iniciar a erradicação do analfabetismo, no estado com um projeto denominado de “Projeto Muxirum”.

Como professores, gestores, educadores, formadores... temos o dever pátrio de compartilhar dessa tarefa e das ações governamentais para tirar da escuridão pessoas que hoje estão invisíveis ao meio social culturalmente falando.

Alfabetizar pessoas é trata-las com respeito, dando-lhes o direito e a oportunidade de trilhar novos e melhores caminhos de oportunidade em suas vidas. Humanamente falando esse é o meio mais racional para tira-las da escuridão, este é um compromisso de todos”.

Em 2019 a Secretaria de Estado de Educação do estado de mato grosso, estará desenvolvendo parcerias com quinze municípios previamente selecionados pelo alto índice de analfabetismo apresentado para alfabetização de seus cidadão e cidadãs através do Projeto Muxirum.

Nesse primeiro momento foram contemplados os municípios: Acorizal; Araputanga; Alto Paraguai; Barão de Melgaço; Curvelandia; Figueiropolis D’Oeste; Jangada; Jauru; Lambari D’Oeste; Mirassol D´Oeste; Nortelândia; Nossa Senhora do Livramento; Rosário Oeste; Santo Antônio do Leverger e Poconé.

A carga horária de trabalho didático-pedagógico será de 02 h :30’ por dia para o alfabetizador e de 20 horas semanais para o coordenador local do curso. Ademais o curso poderá ser ofertado em três turnos ficando a critério do município, com a concordância da coordenação geral do Projeto Muxirum, desde que se cumpra a carga horária total determinada.

Como se sabe, esse é um importante compromisso do governo do Estado e da Secretaria de estado de educação visando implementar o Projeto Muxirum com as prefeituras municipais, entidades públicas e privadas, igrejas e sociedade civil de modo geral.

A ação é coordenada pela secretaria adjunta de políticas educacionais da secretaria de estado de educação, que vem desenvolvendo de maneira firme clara e objetiva no fortalecimento de ações conjunta com as prefeituras sindicatos rurais, igrejas, clubes de serviços e sociedade civil organizada.

ROMILDO GONÇALVES é biólogo e professor pesquisador em Ciências Naturais da UFMT



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/artigo/2433/visualizar/