Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Opinião
Terça - 24 de Maio de 2022 às 04:02
Por: Francisney Liberato

    Imprimir


Tudo o que fazemos em nossa vida gera consequências. Nem eu e nem você está imune do reflexo de nossos atos, sejam eles bons ou ruins.

De acordo com a lei de Isaac Newton, toda ação gera uma reação, isto é, toda causa traz consigo uma consequência ou efeito, ou seja, se a causa for positiva, consequentemente, o resultado será positivo, por outro lado, se a causa for negativa, o efeito será negativo.

Pense, por exemplo, numa situação em que você estava extremamente estressado e, ao chegar em casa, a sua esposa o provocou. Como se não bastassem os problemas adjacentes, você ainda teve que lidar com aquela situação.

Devido ao seu estresse, acabou perdendo a paciência a ponto de ofender a sua companheira.

Transcorridas algumas horas, você se arrepende da ofensa que fez, contudo, ela, que aparentemente aceitara suas desculpas, ainda traz no íntimo a tristeza.

Perceba que não está mais no seu controle o que sua atitude gerou, antes deveria pensar na aplicação de algumas técnicas de autocontrole, para assim evitar a situação descrita.

Fato é que lidar com as emoções nem sempre é fácil, pois elas são muito mais rápidas do que a nossa racionalização, por isso, é necessário ter autocontrole para “puxar as rédeas” da emoção e assim conseguir dominar o “eu” rompante, e ter uma vida menos agressiva.

Não dá para viver alimentando a mentalidade de que é impossível dominar as próprias emoções. Não podemos viver trazendo consequências negativas para as pessoas que estão próximas a nós.

É necessário mudar a forma de pensar, treinar, lutar, batalhar, coordenar, controlar, e ser o dono da gestão da sua vida, sendo o autor principal da sua história. Se você deseja mudar a sua vida de forma sustentável, indico o meu livro “Mude sua vida em 50 dias”.

Quer hoje transmitir consequências positivas de sua vida para as demais pessoas? Quer entender, compreender, analisar e treinar o domínio da emoção? Quer ser uma pessoa melhor e mais feliz? Quer transmitir amor e felicidade para as pessoas? A forma que você tem para fazer tudo isso é por intermédio da gestão da emoção. Esteja no controle da sua vida.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado” e “Liderança”.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/artigo/4553/visualizar/