Publicado em Terça - 16 de Abril de 2024 | por Daniel Pires Vaz

Cálculos renais, dos sintomas ao tratamento

Os cálculos podem ser desde assintomáticos até a apresentação de cólica renal, que cursa com dor intensa no flanco ou abdominal, dor ao urinar, presença de sangue na urina, urgência miccional e náuseas ou vômitos.

Leia mais...

Afinal o ovo é um vilão ?

Publicado em Terça - 16 de Abril de 2024 | por Max Lima

Em geral, eram pacientes de alto risco cardiovascular: ou haviam tido algum evento cardiovascular prévio ou tinham pelo menos dois fatores de risco cardiovascular importantes.

Leia mais...

O sentimento do mundo

Publicado em Segunda - 15 de Abril de 2024 | por Luiz Henrique Lima

O verso foi citado por Miguel Arraes em seu discurso de posse pela primeira vez como governador de Pernambuco em 1963 e, posteriormente, em 1979, ao pisar no Brasil retornando do longo exílio imposto pela ditadura de 1964.

Leia mais...

Fethab, salvação da lavoura

Publicado em Segunda - 15 de Abril de 2024 | por Alfredo da Mota Menezes

O Fethab foi uma invenção inteligente. Tem muita gente que indaga até hoje quem foi que inventou essa alternativa. Isso mesmo, o nome dessa pessoa aqui no estado. Ou foram buscar essa alternativa em outro lugar do país? Onde, é outra pergunta também.

Leia mais...

Ética na Inteligência Artificial

Publicado em Domingo - 14 de Abril de 2024 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

A questão da responsabilidade é central quando se trata de IA. Como observou o filósofo de Oxford, Nick Bostrom (“A máquina superinteligente será a última invenção da humanidade”), a autonomia da IA levanta questões sobre quem é o responsável por suas ações e decisões.

Leia mais...

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Publicado em Domingo - 14 de Abril de 2024 | por Ives Gandra da Silva Martins


Nós estávamos na posição 69ª no começo do século, caímos, portanto, uma barbaridade de posições. The Economist analisa também as razões do aumento de corrupção na América Latina e mais do que o Brasil, só o Peru caiu 20 posições em 10 anos, tendo o México também caído.

Leia mais...

Cálculos renais, dos sintomas ao tratamento

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2024 | por Daniel Pires Vaz

Quanto ao diagnóstico, geralmente é feito com exames de imagem como ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC) ou radiografia simples, e análise da urina para detectar a presença de sangue ou cristais.

Leia mais...

Mudanças de gestão e os impactos na saúde

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2024 | por Flávio Alexandre dos Santos

Isso mesmo! Essas trocas muitas vezes impactam as pastas da saúde nos municípios, com muitos secretários municipais de saúde deixando a pasta para construírem novos desafios, sendo um deles, uma carreira política como vereadores ou prefeitos.

Leia mais...

Todos precisamos de Vitamina D

Publicado em Sexta - 12 de Abril de 2024 | por Max Lima

No entanto, o benefício foi restrito a pessoas que não estavam com sobrepeso ou obesas. Em pessoas com peso saudável, o risco caiu 38%; em contraste, entre aqueles que estavam com sobrepeso ou obesos, não houve redução do risco.

Leia mais...

Adenomiose e infertilidade

Publicado em Sexta - 12 de Abril de 2024 | por Giovana Fortunato

De acordo com o estágio em que se encontra, a adenomiose pode causar infertilidade feminina. Uma vez que o embrião encontra dificuldade para se fixar na parede do útero, acontecem abortos espontâneos ou falhas na implantação.

Leia mais...