Publicidade

Publicado em Terça - 01 de Novembro de 2022 | por Juacy da Silva

Pobreza e fome: problemas políticos e estruturais

Somam-se a esses mais 65,2 milhões de pessoas endividadas, que não conseguem pagar suas contas de água, energia, comunicações, despesas médicas e hospitalares, medicamento e o que ganham, incluindo essas migalhas oficiais que caem das entranhas do orçamento secreto, mal dá para comprar alguns alimentos para cada dia, sem perspectivas se terão comida no dia seguinte.

Leia mais...

A política no pântano

Publicado em Terça - 01 de Novembro de 2022 | por Gaudêncio Torquato

Na verdade, o que se faz necessário é repaginar a política, puxando-a do lodo do pântano e limpar seus vãos e desvãos. Urge reerguê-la com o fito de preservar sua missão a serviço da polis, afastando-a da seara de profissão a serviço de pessoas e grupos.

Leia mais...

Atentos e fortes

Publicado em Segunda - 31 de Outubro de 2022 | por Marcio Camilo

Não tem diálogo com fascistóide. É eles que tem que compreender que o Brasil é diverso nas religiões, nas cores de seu povo e nas orientações sexuais. Inclusive, foi isso que Bolsonaro não entendeu, e daí se explica um pouco sua derrota.

Leia mais...

Pesquisa de clima

Publicado em Segunda - 31 de Outubro de 2022 | por Marcela Vargas

Certamente, a pesquisa de clima é uma ferramenta muito útil e que deve nortear o planejamento das novas ações, principalmente para a área de gestão de pessoas das empresas, mas e quando os números não representam a realidade dos problemas?

Leia mais...

O Caipira

Publicado em Segunda - 31 de Outubro de 2022 | por Renato de Paiva Pereira

A mulher do Sezinando, que era uma “nova-rica” achou a coisa mais chic participar de uma Ong e quis filiar-se a uma delas. Empolgada com a “cultura” dos novos conhecidos convidou-os para um jantar. Só depois pensou no marido. Mas já era tarde.

Leia mais...

Vida disforme, líquida

Publicado em Domingo - 30 de Outubro de 2022 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Para se estudar e individualizar alguém, nesse complexo processo de qualificação, precisa-se estar munido de dados que até então passavam ao largo de sua existência como membro comunitário. Sua imagem refletida transmuda-se em representação do que verdadeiramente é. Explica-se.

Leia mais...

Outros outubros virão

Publicado em Domingo - 30 de Outubro de 2022 | por Luiz Henrique Lima

O processo histórico é complexo e dinâmico e a sua evolução não é linear. Há períodos de retrocesso e há momentos de ruptura. É como um rio que atravessa um continente e cujas águas ora são retidas em sinuosos meandros e ora se precipitam em caudalosas cataratas. Porém, atrasadas ou apressadas, o seu destino é abraçar o oceano.

Leia mais...

Ainda a reeleição

Publicado em Sábado - 29 de Outubro de 2022 | por Renato Gomes Nery

No artigo da semana passada abordei o instituto da reeleição, suas nuances e desdobramentos, com a certeza de que ele é mais negativo do que positivo, pois impede a renovação dos quadros políticos, com o seu viés autocrático. A democracia implica na renovação periódica dos quadros políticos.

Leia mais...

Ansiedade e infarto

Publicado em Sábado - 29 de Outubro de 2022 | por Max Lima

Afinal, o infarto requer atendimento de urgência, para que consequências mais graves sejam evitadas. Já a crise de ansiedade, embora não cause perigo de morte, precisa ser diagnosticada e tratada para que a qualidade de vida do paciente melhore.

Leia mais...

Infância com menos telas, isso é possível?

Publicado em Sexta - 28 de Outubro de 2022 | por Maria Augusta Ribeiro

É durante o sono que os ossos fortalecem, que o cérebro se desenvolve, que protegemos o sistema imunológico e o mais importante, é quando fixamos a memoria. Criança que abusa das telas além de ter saúde física frágil vai ter saúde mental abalada.

Leia mais...