Publicado em Domingo - 12 de Setembro de 2021 | por Juliano Rafael Enamoto

Lula é aliado de Bolsonaro

A aventura golpista de Bolsonaro, cujos atos não foram grande o suficiente para subjugar a ordem democrática, mas também foi expressiva o suficiente para despertar várias lideranças políticas, dirigentes partidários e o próprio Supremo Tribunal Federal.

Leia mais...

O macaco e o burro

Publicado em Domingo - 12 de Setembro de 2021 | por Renato de Paiva Pereira

Presidência da República e STF disputam há alguns meses uma briga tão nociva para o País, que socorro-me de uma piada para explicá-la. Ela (a piada) é tosca, grosseira e vulgar, por isto vai demandar-me muita firula literária para torná-la um pouco mais suave, propósito que provavelmente não alcançarei.

Leia mais...

Aquíferos e quando os rios secam

Publicado em Sábado - 11 de Setembro de 2021 | por Caiubi Kuhn

A seca atinge toda região, mas por que alguns rios são mais afetados pelas estiagens que outros? A resposta para essa pergunta está na fonte das águas, que neste caso são os aquíferos. Neste texto vou explicar um pouco sobre como funcionam os aquíferos e porque precisamos entender e preservar esse importante recurso natural.

Leia mais...

O filho pródigo

Publicado em Sábado - 11 de Setembro de 2021 | por Auremácio Carvalho

A história de um filho (aliás, são dois na parábola), que, se rebela, desonra o pai (pois, na cultura judaica, pedir sua parte na herança com o pai vivo, era considera-lo morto e desonra-lo); sair ao mundo, esbanjar a herança e terminar na lama, entre porcos literalmente.

Leia mais...

O desenvolvimento sustentável avoca o protagonismo

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2021 | por Fernando Cadore

Nós também assumimos importantes compromissos em relação a esse tema, dentre eles o 13º no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que contempla as ações a serem adotadas para conter a mudança global do clima.

Leia mais...

O que é isso... Educação...

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2021 | por JOSÉ PEDRO GONÇALVES

Quando se busca a significado da palavra educação nos dicionários, encontramos que “é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento”.

Mas o que é educar?

Leia mais...

Cobrar ou não cobrar o ICMS na energia solar

Publicado em Quinta - 09 de Setembro de 2021 | por Juliana Bueno

Desde 12/07/2021, com a aprovação pela Assembleia Legislativa da LC 696/2021, a energia solar está isenta do ICMS em Mato Grosso até 31/12/2027.

Malgrado a louvável iniciativa, referida norma isentiva, de conformidade com o que dispõe o art. 155, § 2°, XII, g da CF e inúmeras decisões do STF, revela-se portadora de vício de inconstitucionalidade por falta de amparo em convênio celebrado no âmbito do CONFAZ, conforme previsto art. 8º da LC 24/75, bem como por violação ao disposto no art. 14 da LC 101/2000-LRF.

Leia mais...

Escola sem partido?

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2021 | por Aluisio Arruda

Novamente da mesma linha ideológica assume Milton Ribeiro, pastor presbiteriano, assume dizendo que a universidade deveria “ser para poucos”. (Daí a justificativa dos cortes e sucateamento). Depois declarou ”de que adianta ter um diploma se não tem emprego”, como se não fosse essa uma obrigação do governo. Outra afirmação do ministro é que “alunos deficientes atrapalham o aprendizado os demais”, portanto deveriam ser separados.

Leia mais...

Seja ensinável

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2021 | por Francisney Liberato Batista Siqueira

É impossível ensinar um indivíduo que “acha” que sabe tudo. A nossa capacidade de compreensão, de entendimento e de absorção de novos conteúdos é similar a um copo com água. Já digo que o limite de conhecimento é a boca do copo. Quem se acha demais é o mesmo que um copo de água que está cheio, portanto não há possibilidades de inserir novos conceitos ou ensinamentos.

Leia mais...

A voz rouca das ruas

Publicado em Terça - 07 de Setembro de 2021 | por Onofre Ribeiro

Lembro que os movimentos de rua no Brasil recomeçaram em junho de 2013 com os estudantes protestando contra 20 centavos nas passagens de ônibus. Mas terminaram discutindo a corrupção política e os gastos da copa do mundo de 2014.

Leia mais...