Publicado em Quarta - 14 de Julho de 2021 | por Renato Gomes Nery

Os incômodos masculinos

Viver não é mole, não! Afinal, viver é pra valer! como afirmou Vinicius de Moraes, mostrando os caminhos e descaminhos da vida, no poema Samba da Bênção. Não se é macho impunemente! Segura as pontas que o poetinha estava com a razão.

Leia mais...

Amor e ódio na harmonização facial

Publicado em Terça - 13 de Julho de 2021 | por NAYARA CERUTTI

Dentre tantos casos que ilustram a necessidade de o espírito solidário reger a economia nas civilizações, é oportuno ressaltar o brilhante trabalho da dra. Elinor Ostrom (1933-2012), única mulher até hoje a receber o Prêmio Nobel de Economia. Ela e Oliver Williamson foram laureados em 2009, ambos por pesquisas na área de governança econômica.

Leia mais...

As faces da corrupção

Publicado em Segunda - 12 de Julho de 2021 | por JOÃO EDISOM DE SOUZA

Nos últimos anos o brasileiro focou toda sua frustração na corrupção como sendo o grande mal do Brasil, principalmente em se tratando da coisa pública. Realmente ela faz grandes estragos e traumatiza o país, mas a corrupção não é origem em si. Ela é consequência de outros fatores que, se não forem identificados e atacados, a luta contra ela será eternamente inglória.

Leia mais...

Educação inclusiva

Publicado em Segunda - 12 de Julho de 2021 | por Rosana Leite

As minhas mais importantes lembranças da infância são e sempre serão carregadas de amor avoenga. Esperava ansiosa o final de cada ano para me deslocar ao local onde entendia ser a minha casa mais feliz. Lá tudo podia. Casa de avó e avô...

Leia mais...

Reforma política: para mudar ou para manter?

Publicado em Sábado - 10 de Julho de 2021 | por Caiubi Kuhn

Embora a reforma política não seja um dos temas preferidos do debate nacional, acredito que as mudanças no sistema eleitoral devem ser olhadas com muito cuidado e atenção pela população.

Leia mais...

Que niguém nos roube...

Publicado em Sábado - 10 de Julho de 2021 | por Sérgio Cintra

Que não feneça o sonho de uma sociedade justa, mesmo que não tenhamos o privilégio de nela vivermos. Que a injustiça, a inveja e o ódio não façam morada em nossos corações.

Leia mais...

A importância do Dia Mundial da Saúde Ocular

Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2021 | por Renan Ferreira

Estima-se que existam no mundo cerca de 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão (melhor visão corrigida entre 20-60%). E de que 90% dessas pessoas pertençam aos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil (OMS – Organização Mundial da Saúde).

Leia mais...

O Estado nasce com o Legislativo, não com o Executivo

Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2021 | por Grhegory Paiva Pires Moreira Maia

No começo, era o povo. Não há outro começo de uma sociedade, país, estado. As coisas sempre começam com o povo, e com o povo apenas. Instituição alguma e administração alguma preexistem ao povo.

Leia mais...

O tango: um patrimônio universal

Publicado em Sexta - 09 de Julho de 2021 | por Renato Gomes Nery

O tango surgiu e saiu dos arrabaldes de Buenos Aires e migrou para o salões do mundo inteiro, mas voltou e continua vivo e forte, no mesmo lugar, a inspirar a alma portenha e a encantar a todos com o seu bailado.

Leia mais...

Atualizar para não excluir

Publicado em Quinta - 08 de Julho de 2021 | por João Celestino

O Conselho Federal da Ordem do Advogados do Brasil (OAB) está atualizando, por meio de novo Provimento, as regras sobre a publicidade e o marketing jurídico na advocacia, revendo os conceitos sob a ótica das novas formas de comunicação hoje a disposição da sociedade. A pauta é complexa, sobretudo no que se refere à uma atuação profissional que lida com as coisas mais importantes da vida das pessoas, a liberdade, a família e o patrimônio.

Leia mais...