Publicado em Quinta - 25 de Março de 2021 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Espinhos...

Do contrato rousseauniano aos valores kantianos da racionalidade normativa e, parando por pequena parcela de anos, o que já é sintomático, no utilitarismo de Mill, voltamos à ética socrática. Tentamos, ainda, em argumento quase que circular, nos descobrir, descortinar a vida, sob os aplausos dos valores e das necessidades, sem, contudo, ouvir Aristóteles.

Leia mais...

Congresso Nacional frente ao colapso da educação

Publicado em Quinta - 25 de Março de 2021 | por Rosa Neide

E é na confluência das áreas que é possível a realização de atividades a distância, como aulas, atividades acadêmicas e o desenvolvimento de softwares e aplicativos, que ocorrem em função das inovações no campo da educação, ciência e tecnologia.

Leia mais...

As vacinas contra Covid-19

Publicado em Quarta - 24 de Março de 2021 | por Juliano Rafael Teixeira Enamoto

Certo, além dessas importantes decisões judiciais, há expressamente previsão no artigo 1º da Lei Federal 14.125/2021 que define que enquanto perdurar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional(ESPIN), decorrente do novo coronavírus, autoriza, melhor AUTORIZA que os municípios adquiram vacinas com registro ou autorização temporária de uso emergencial.

Leia mais...

Posse

Publicado em Quarta - 24 de Março de 2021 | por Auremácio Carvalho

Vivemos no Brasil atual - “tempos estranhos” no dizer do decano do STF- Min. Marco Aurélio, uma situação inusitada: o Cargo de Ministro da Saúde está- teórica e politicamente vago- e, nós, padecentes da terrível pandemia, esperamos, ansiosos, assistir, à distância ao menos, a posse do substituto anunciado. Mas, a cerimônia e as palavras rituais não acontecem já passados uns 10 dias. Por quê? Perguntamos.

Leia mais...

Precisamos de todos para declarar guerra à aglomeração

Publicado em Terça - 23 de Março de 2021 | por Mauro Mendes

Para as famílias de baixa renda, estamos concedendo um auxílio emergencial que certamente vai contribuir para a compra de alimentos, que é a principal necessidade dessas 100 mil famílias necessitadas. Em 2020, entregamos 330 mil cestas básicas e estamos adquirindo mais 534 mil.

Leia mais...

Água: o elixir da saúde e da beleza

Publicado em Terça - 23 de Março de 2021 | por Karin Krause Boneti

Neste sentido, outro ponto relevante é que a desidratação pode afetar o desempenho cognitivo e as funções motoras. Em outras palavras, a desidratação pode causar fadiga e perturbar nosso humor, memória de curto e longo prazo e capacidade de atenção. Portanto, manter-se hidratado, bebendo cerca de 2 litros todos os dias, pode contribuir para melhorar o humor.

Leia mais...

Ferrogrão, Amazônia, poder político

Publicado em Terça - 23 de Março de 2021 | por Onofre Ribeiro

Ao atender em liminar ao pedido do PSOL, de não autorizar a passagem da ferrovia Ferrogrão dentro do Parque Nacional de Jamanxim, no Pará. O projeto da ferrovia prevê a redução de pequena parte de 862 hectares do parque pra passagem dos trilhos que ligarão Sinop, em Mato Grosso, ao porto fluvial de Miritituba, no Pará.

Leia mais...

O dilema de contratos futuros de soja

Publicado em Terça - 23 de Março de 2021 | por Aleandra Francisca de Souza

A princípio, a melhor e mais rápida solução é que os acordos sejam resolvidos de maneira extrajudicial. Como também está em discussão o fator atraso na entrega, é recomendado que produtores enviem notificações consubstanciadas em embasamento técnico de engenheiros agrônomos. O documento deve conter dados sobre a produção, como a maturidade da soja e motivação pela qual o grão ainda não será entregue.

Leia mais...

Fiagro - Imóveis rurais no radar

Publicado em Segunda - 22 de Março de 2021 | por João Teodoro da Silva

O Fiagro poderá fazer aplicações em imóveis rurais, dentre outras. Segundo o senador Paulo Rocha (PT/PA), com essa possibilidade, investidores estrangeiros poderão investir em terras nacionais além do limite legal. A polêmica parece infundada. F

Leia mais...

Mansplaining

Publicado em Segunda - 22 de Março de 2021 | por Rosana Leite Antunes de Barros

E aqui deve-se deixar bem evidente a diferença entre lugar de fala e protagonismo. Lugar de falar é, por liberdade, de toda e qualquer pessoa. Todavia, por protagonismo deve-se entender aquele ou aquela que na ‘pele’ sente a realidade, possuindo total direito de representar com a fala. Trocando em miúdos: aos homens é dado o direito de discorrer sobre o tema feminismo. Entretanto, o palco ou a mesa de honra deve ser delas.

Leia mais...