Publicado em Segunda - 02 de Janeiro de 2023 | por REGIANE FREIRE

Fim de ano e o momento de reflexão

O último mês do ano é sempre marcado como o mês para se fazer o balanço geral da sua vida. Saber se as metas foram devidamente cumpridas; extrair alguma coisa boa do ano, se ele valeu a pena.

Leia mais...

Museu da Caixa d´Água Velha é vida

Publicado em Sábado - 31 de Dezembro de 2022 | por NEILA BARRETO

O Museu da Caixa d`Água Velha localizado no morro do mesmo nome à rua Comandante Costa, em Cuiabá é um museu vivo e não morto.

Leia mais...

Ano novo aqui e agora

Publicado em Sábado - 31 de Dezembro de 2022 | por PAULO WAGNER

Não serei mais devorado pelos dias sem solver a intensidade dos momentos, o aroma da hortelã na xícara de chá da manhã. Reaprenderei a ver o mundo com olhos de surpresa e atenção aos pequenos gestos carregados de encantamento e eternidade.

Leia mais...

“É bom já ir se acostumando”

Publicado em Sexta - 30 de Dezembro de 2022 | por ROBERTO BOAVENTURA SÁ

Uma vez que não consegui ser inédito no título deste artigo, pois o resgato de um outdoor, salvo engano de 2017, farei, ao menos, considerações a respeito de sua construção linguística, vinculada ao nosso cotidiano político, vivido durante o governo de Jair Bolsonaro, que, ao que tudo indica, tornará sem sentido aquelas frases de efeito, pronunciadas em 31 de outubro pp.: “Só Deus me tira da cadeira presidencial. E me tira, obviamente, tirando a minha vida”.

Leia mais...

Nunca é demais

Publicado em Sexta - 30 de Dezembro de 2022 | por RUI PERDIGÃO

A minha editora chefe considerou este artigo fora de tempo. Entendeu-o mais oportuno se escrito durante a campanha eleitoral.

Leia mais...

Números do agro

Publicado em Sexta - 30 de Dezembro de 2022 | por Alfredo da Mota Menezes

Primeiro a questão da logística. Já está melhor um pouco se comparado com anos atrás, mas faltam muito caminho para trilhar nessa área. A ferrovia, subindo a Lucas, ajudaria a melhorar essa situação. Concessão de rodovias, como foi o caso da 163, até agora não chega nem perto do ideal.

Leia mais...

Candidíase de verão

Publicado em Quinta - 29 de Dezembro de 2022 | por Laerte Basso

As mulheres já nascem com esse fungo, que está presente na flora vaginal e vai causar sintomas quando começa a se proliferar demais. Essa proliferação aparece quando a resistência do organismo está deficiente, podendo proliferar em situações de estresse, baixa imunidade, gravidez, uso de antibióticos, diabetes, AIDS e uso de absorventes diários, calor e umidade.

Leia mais...

Sepse na infância

Publicado em Quinta - 29 de Dezembro de 2022 | por Emmanuela Bortolleto Santos Reis

A síndrome da resposta inflamatória sistêmica caracteriza-se por alterações nos sinais vitais conforme a faixa de idade. A criança pode apresentar febre maior que 38,5°C ou menor que 36°C, os batimentos cardíacos também podem aumentar e a frequência respiratória também.

Leia mais...

Sepse na infância

Publicado em Quarta - 28 de Dezembro de 2022 | por EMMANUELA BORTOLLETO

Sepse em pediatria caracteriza-se pela presença de uma infecção sanguínea comprovada associada a dois sinais da síndrome da resposta inflamatório sistêmica, sendo que um desses sinais deve ser obrigatoriamente a alteração da temperatura ou da contagem de leucócitos no exame de hemograma.

Leia mais...

Ano vai, ano vem

Publicado em Quarta - 28 de Dezembro de 2022 | por ONOFRE RIBEIRO

O próximo artigo neste espaço já será escrito em 2023.

Pra compreender as expectativas mínimas de 2023 será necessário resgatar alguns registros de 2022. Foi daquele tipo “o ano que jamais será esquecido”.

Leia mais...