Publicado em Sexta - 09 de Março de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Brasil e o nó do rodoviarismo

            A rebelião dos motoristas de caminhões que, impedidos de circular livremente pelas avenidas marginais de São Paulo, deixaram a capital sem combustíveis durante os últimos dias, ameaça alastrar-se por todo o país. A promessa é do sindicato dos caminhoneiros autônomos, que pretende protestar contra restrições de trânsito em outras praças e pela fiscalização do pagamento correto dos fretes em todo o país. Se o movimento ganhar corpo e se materializar, sem qualquer dúvida, viveremos mais dias de desconforto, incerteza e prejuízos.
Leia mais...

xo frágil, conquistas heróicas

Publicado em Quarta - 07 de Março de 2012 | por Sandro Arquejada

Última obra da criação divina, a mulher é a primeira na arte de compreender e amar. A força feminina está estampada nos ensinamentos de vida e nos exemplos de superação de mães, tias, avós, amigas, vizinhas cujos testemunhos de vida e de fé são fonte de inspiração, que podemos relembrar e celebrar neste Dia Internacional da Mulher.
Leia mais...

O Entregar Como Estratégia de Barganha

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

“O PSD deixou o staff da administração pública estadual”. Fato raro. “Mais ainda em Mato Grosso”, e, particularmente, em ano eleitoral. Pois, nesta época, a tendência é a de que o maior número de partidos continue próximo de quem tem a chave do cofre e a caneta para as nomeações. Até mesmo para acomodar apaniguados e destinar recursos e/ou obras para suas comunidades. Isso, então, passa ser trunfo. Não mais para a sigla que entrega os cargos que lhe encontravam em suas mãos. 
Leia mais...

O Brasil globalizado e o barril de pólvora

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            Discute-se a globalização como algo moderno, até decorrência da internet. Mas uma análise mais profunda do tema pode transformá-lo numa das ações mais antigas do mundo, coincidente com o tempo em que os povos começaram a atravessar os continentes à pé e o oceano em rudimentares embarcações. A corrida de espanhóis e portugueses pelo domínio das terras mais distantes do planeta – inclusive Brasil e América Latina – foi um formidável ato de globalização. Dentro da realidade da época, evidentemente.
Leia mais...

Conquistas de Mulher

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Erika de Souza Bueno

Que suas conquistas sejam capazes de promover a paz em seu coração e nos corações de todas as pessoas que convivem com você.
Leia mais...

Acidente na Estação Antártica

Publicado em Sexta - 02 de Março de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

O Brasil é um país grande, mas que tem a ambição dos pequenos. A julgar pelo que se gasta em algumas áreas estratégicas, como a espacial, por exemplo. Se compararmos com todas as nações espaciais, perdemos feio. Não, não me refiro somente aos valores absolutos, falo do relativo, porcentagem do PIB.
Leia mais...

O negligente poder público

Publicado em Sexta - 02 de Março de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            Viver tem sido um exercício cada dia mais perigoso nas cidades brasileiras. Além da violência já endêmica por falta de controle social, ainda temos a negligência como grande ameaça. Prédios desabam, explodem ou deles se desprendem placas e objetos que caem sobre os transeuntes. Tanto que, ao voltar pra casa, todos nós nos sentimos, verdadeiros sobreviventes. A dimensão do problema nos é dada pelo  episódio do sofisticado parque Hopi Hari - onde o simples ingresso custa R$ 79, mais a viagem -, em que a jovem Gabriella Nichimura, de 14 anos, morreu ao ser arremessada da cadeira de um brinquedo. Por que, se estava interditada há 10 anos, a cadeira foi, durante todo esse tempo, mantida no equipamento? Por que ninguém impediu a vítima de ocupar aquele lugar? São muitas as indagações que, com a ação da polícia e do Ministério Público, certamente, serão desfeitas. Espera-se que os responsáveis recebam a justa punição.
Leia mais...

Estado menor e melhor

Publicado em Quinta - 01 de Março de 2012 | por Antonio Carlos Mendes

Um governo federal com projeto definido, ação transparente e gestão eficaz, comprometido com a qualidade de vida e o futuro da população, dispensa ações clandestinas apoiadas no mau uso do dinheiro do contribuinte. Em outras palavras, um governo marcado pela honradez, decência, dignidade e competente na gestão das políticas públicas não necessita de gambiarras e de aliciamentos para formar sua base parlamentar.
Leia mais...

A crise do ensino em São Paulo

Publicado em Quarta - 29 de Fevereiro de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está convocando, para dar aulas, professores que não conseguiram média mínima no concurso público realizado em novembro último, e até os que nem fizeram as provas. Com isso, deverá preencher temporariamente as vagas existentes nas escolas estaduais da capital e interior. Deve ser um procedimento legal mas, sem qualquer dúvida, é muito esquisito e nos autoriza a questionar como ficará o já caótico ensino, ao incorporar regentes que não passaram no concurso e outros que sequer foram testados.
Leia mais...

Prioridades e balelas

Publicado em Domingo - 26 de Fevereiro de 2012 | por JUACY DA SILVA

Na última quarta feira (de cinzas)quando do lançamento da Campanha da Fraternidade, cujo tema este ano é “Fraternidade e saúde pública”, o Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disse de forma clara, objetiva e corajosa, tendo ao lado o Ministro da Saúde Alexandre Padilha, que o povo brasileiro e a Igreja estão decepcionados com o corte que a Presidente Dilma determinou no orçameto da União deste ano, no valor de 55 bilhões de reais, incluindo 20,3 bilhões das emendas dos parlamentares que continuam fazendo jogo de cena perante os eleitores.
Leia mais...