Publicado em Segunda - 21 de Novembro de 2022 | por Luciano Vacari

Opinião De onde vem a solução

No Brasil, os recursos prometidos por países desenvolvidos para conservação da Amazônia precisam chegar lá na ponta, para quem vive na região. As tecnologias existentes hoje, aliadas com pesquisas, podem viabilizar a implantação de atividades econômicas com a conservação ambiental.

Leia mais...

Opinião Denuncie listas de boicote

Publicado em Segunda - 21 de Novembro de 2022 | por Paulo Lemos

Supostamente de autoria de pessoas que não aceitaram o resultado das urnas e buscam retalhar as liberdades fundamentais de pensamento e opinião, bem como o livre exercício da iniciativa privada, de maneira radical e fundamentalista.

Leia mais...

Opinião Segundo mandato de governador

Publicado em Domingo - 20 de Novembro de 2022 | por Alfredo da Mota Menezes

É citado o caso de Dante de Oliveira e de Blairo Maggi, dois reeleitos no estado. Uma viagem ao redor do primeiro caso. Alega-se que o Dante perdeu a eleição para Serys para o Senado porque seu segundo mandato não fora tão bem como o primeiro. Não foi bem assim.

Leia mais...

Opinião Que sejamos gratos a nossa existência

Publicado em Domingo - 20 de Novembro de 2022 | por Wilson Carlos Soares Fuáh

Existem pessoas que levam a vida muito a sério e nada fazem para quebrar essa rigidez, esquecendo que nos pequenos prazeres ou nas pequenas coisas é que realmente podemos encontrar grandes estímulos, para renovar nossas buscas. Devemos sempre correr atrás dos nossos sonhos, principalmente àqueles que estão guardados a quatros chaves, e que apesar de constituírem em conquistas importantes ao nosso ser, devem ser resguardados para não se transformarem em objeto de avaliação e julgamento na visão comum de outrem

Leia mais...

Opinião Combata o inconsciente

Publicado em Sábado - 19 de Novembro de 2022 | por Francisney Liberato

A parte consciente é organizada e processada pelo hemisfério esquerdo do cérebro, a qual é denominada parte racional. Nessa parte, as informações são organizadas de forma presente e consciente. É o nosso modo realista de entender as coisas.

Leia mais...

Opinião “Perdeu mané”

Publicado em Sábado - 19 de Novembro de 2022 | por Marcelo Augusto Portocarrero

Ao se negarem a comunicar o fluxo e o refluxo de ideias e acontecimentos ou seja, tornar comum a todos o que está acontecendo, o que as partes dizem ao se manifestarem quanto ao processo decisório mesmo após sua conclusão, passam a confirmar sua vassalagem a esse mesmo poder.

Leia mais...

Opinião Porque tempo de tela importa?

Publicado em Sexta - 18 de Novembro de 2022 | por MARIA AUGUSTA RIBEIRO

Embora o uso da tecnologia como ferramenta seja muito promissor para nossos filhos, o uso indevido das telas tem um efeito oposto. O chamado “tempo de tela” tem sido fator de falta de sociabilização e insucesso escolar das crianças.

Leia mais...

Opinião O agro e a fome

Publicado em Sexta - 18 de Novembro de 2022 | por JÚLIO CAMPOS NETO

Nesta última eleição no país a fome foi enfoque de ambas as principais campanhas eleitorais para o cargo máximo que é a de presidente da república.

Leia mais...

Opinião A carona de Lula e os “manés” do asfalto

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2022 | por ROBERTO BOAVENTURA SÁ

A viagem de Lula ao Egito, onde se realiza a COP27, já mudou a rota, pelo menos da intenção inicial deste artigo, que era tratar de cenas brasileiras pós-eleição presidencial; e eu faria isso com base em “Camisa Amarela”, música de Ary Barroso, de 1956.

Leia mais...

Opinião Europa e a intolerância ao desmatamento

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2022 | por HEITOR SOARES

A proposta de um projeto que proíbe a entrada de commodities provenientes do desmatamento no mercado europeu foi validada pelo Parlamento Europeu. O regulamento aumenta o controle sobre as importações de carne bovina, óleo de palma, soja, madeira, cacau, café e outros produtos. Empresas precisarão comprovar que mercadorias não são de florestas derrubadas ilegalmente.

Leia mais...