Publicado em Quarta - 10 de Fevereiro de 2021 | por Itallo Leite

Opinião A Justiça injusta

A seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) vem, desde antes da aprovação da lei, ainda em 2019, dialogando com diferentes interlocutores em busca de uma lei mais justa e condizente com a realidade da população. E estamos falando de um contexto pré-pandemia, quando as condições econômicas do nosso país caminhavam para uma estabilidade que foi retirada do horizonte pela crise provocada pelo novo coronavírus.

Leia mais...

Opinião A força da mentira

Publicado em Terça - 09 de Fevereiro de 2021 | por João Edisom de Souza

Platão, na metáfora do mito da caverna, define a realidade como sendo composta de dois domínios: o das coisas sensíveis e o das ideias. Para ele, a maioria da humanidade vive na infeliz condição da ignorância, ou seja, vive no mundo ilusório das coisas sensíveis, as quais são mutáveis, não são universais e nem necessárias e, por isso, não são objetos de conhecimento e sim da ilusão.

Leia mais...

Opinião Dante de Oliveira

Publicado em Terça - 09 de Fevereiro de 2021 | por Onofre Ribeiro

Ao contrário do que se pensa, a educação brasileira foi concebida cuidadosamente ao longo do tempo pra não educar. Do contrário, o tipo de lideranças políticas que governam o país eternamente não se repetiriam eleição após eleição. Mandato após mandato!

Leia mais...

Opinião Não há tempo a perder

Publicado em Segunda - 08 de Fevereiro de 2021 | por Carlos Brito de Lima

Estando presente nas duas oportunidades, constatei que perdeu-se tempo e oportunidades de desenvolvimento para as duas cidades e suas populações, afinal já se vão 10 anos do irresponsável abandono do projeto original de BRT, que detinha a aprovação técnica e os recursos financeiros para a sua implantação.

Leia mais...

Opinião Novo normal?

Publicado em Segunda - 08 de Fevereiro de 2021 | por Lélica Lacerda

Mas veja, seu Zé, que acabaram com o seu carnaval! O novo normal é a normalização da barbárie! É a subordinação de qualquer saída racional e planificada da humanidade de sua crise civilizatória para subordinar a vida à irracionalidade da ampliação de lucros do mercado.

Leia mais...

Opinião Buscar entendimento?

Publicado em Segunda - 08 de Fevereiro de 2021 | por Percival Puggina

O que estou afirmando não é grito de guerra, mas fé inexorável na democracia, na livre escolha dos povos, na autonomia das nações, na liberdade e nos princípios e valores que a vida me mostrou terem validade comprovada. Quero, portanto, que, no regime democrático, esses valores sejam prevalentes, não sejam derrotados por adversários que transitam pelas páginas da história como os cavalos de Átila.

Leia mais...

Opinião Reprimir ou conscientizar

Publicado em Domingo - 07 de Fevereiro de 2021 | por Renato de Paiva Pereira

Havia uma grande diferença entre os dois grupos: o primeiro era formado por jovens, a maioria pobres e de baixa escolaridade, vestindo bermudas e camisetas de times. O outro grupo – o dos 300 de Brasília, que deveriam ser exemplo para o País – em nada parecia com o primeiro. A maioria tinha mais de 50 anos, vestia ternos bem cortados e gravatas caras, tinha boa escolaridade e grande projeção social.

Leia mais...

Opinião A imprensa não é lixo

Publicado em Domingo - 07 de Fevereiro de 2021 | por Luiz Henrique Lima

Nos últimos tempos, não há um só dia sem um episódio de agressão a jornalistas, fotógrafos e outros profissionais da imprensa. São insultados em entrevistas por autoridades que deveriam dar exemplos de equilíbrio e compostura. São hostilizados por fanáticos ao fazerem reportagens ou transmissões de eventos em locais públicos. São vilipendiados de forma sórdida pelas usinas do ódio nas redes sociais.

Leia mais...

Opinião Compliance na administração pública já é uma realidade

Publicado em Sábado - 06 de Fevereiro de 2021 | por Marinez Duarte Morone

Quais as soluções para avançarmos no combate à corrupção no Brasil? A Transparência Internacional aponta quatro caminhos necessários: fortalecimento das instituições fiscalizadoras; garantia de licitações transparentes; defesa da democracia e promoção do espaço cívico e a transparência de dados públicos.

Leia mais...

Opinião Ao invés de vacinas, comprou o Centrão

Publicado em Sábado - 06 de Fevereiro de 2021 | por Aluisio Arruda

A prática vai mostrando que o discurso da campanha era apenas estratégia para engabelar os eleitores, já que Bolsonaro nos seus oito mandatos como deputado federal sempre fez parte do Centrão e era useiro e vezeiro na prática do toma lá, dá cá.

Leia mais...