Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 10 de Fevereiro de 2011 às 16:01

    Imprimir


Os Estados Unidos pediram ao Egito que respeite o acordo de paz que manteve durante décadas com Israel, um fator que Washington considera "crucial" para a estabilidade da região.

Assim afirmou nesta quinta-feira o subsecretário de Estado dos EUA, James Steinberg, em uma audiência no Congresso ao assegurar que atualmente "há muito em jogo" com as mudanças no país norte-africano.

"O Egito está passando por uma transição notável. E conforme a liderança e a influência do país, suas três décadas de paz com Israel, e nossa longa e profunda aliança, há muito em jogo", assinalou.

Steinberg aproveitou seu comparecimento para enviar uma mensagem a todos aqueles que estão participando da transformação do futuro político do país.

"É fundamental que o Egito respeite os Acordos de Camp David e que cumpra com o histórico tratado de paz com Israel", disse Steinberg.

"É algo crucial para a região, para nossa aliança, e especialmente para o Egito. Queremos que o país siga mostrando uma clara liderança responsável na região", disse.

Para os EUA, "os desafios internos que o Egito enfrenta faz com que a estabilidade de suas fronteiras seja mais importante, e o cumprimento de suas obrigações internacionais, ainda mais".

O subsecretário de Estado não mencionou a possibilidade de uma saída imediata do ditador Hosni Mubarak do poder, como apontam nesta quinta-feira alguns meios de comunicação, mas disse que o país se encontra "em um caminho irreversível e imediato para eleições livres e justas, que respeitem a vontade e as aspirações de seu povo".

Além disso, o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Leon Panetta, afirmou que "há uma grande probabilidade" que Mubarak abandone o poder nesta noite.

A televisão pública egípcia anunciou nesta quinta-feira que Mubarak dará um discurso à nação nas próximas horas.





Fonte: Da EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/102500/visualizar/