Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 03 de Setembro de 2013 às 13:19

    Imprimir


Profissionais da rede municipal de educação estiveram na manhã de sexta feira (30.08), no Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade de Várzea Grande (Univag), para a aula inaugural do projeto “Cuidar sem violência”. Projeto que faz parte do programa Fortalecer do Ministério Público em parceria com Promotoria da Infância e juventude e prefeitura de Várzea Grande.


 
O “Cuidar sem Violência”, é uma intervenção que ocorre nas escolas que previne a violência intrafamiliar e na unidade escolar. O projeto promove ainda, especialização para os professores, diretores e responsáveis que poderão exercer um papel fundamental como multiplicadores, abordando o tema em sala de aula podendo abranger toda comunidade.


 
Na abertura houve apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Centro de Educação professor Oscar da Costa Ribeiro, dentre elas: canto e coral, violão, dança de hip hop e as brasileiras.


 
Para a secretária adjunta da secretaria Municipal de Educação (SME), Maria Auxiliadora de Campos Leite, as unidades escolares estão de parabéns pelas inúmeras atividades e por acreditarem nas mudanças dos jovens. “Temos que nos unirmos para que possamos mudar a realidade triste de muitas crianças”, disse emocionada.


 
O vice-prefeito, Wilton Coelho Pereira, informou que acompanha o projeto desde quando era vereador no município e como secretário de educação no ano de 2010. “Conheço de perto o trabalho dessa equipe que não deixou o projeto de lado, mesmo quando via alguma dificuldade se sentia ainda mais desafiada a continuar”, enalteceu.


 
“Parabenizo todos os presentes principalmente aos voluntários, por que só o amor constrói. Ao ir à casa de pessoas que não se conhece, ver o olhar da criança que poderia ser seu filho, seu sobrinho, é valorizar a parte social e acreditar na melhoria de atitude das famílias nas comunidades”, disse o procurador de justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado.


 
O projeto foi escolhido para ser inserido no ambiente escolar justamente porque foi detectada a violência nas unidades de ensino e dentro do seio familiar. Fatores que chamaram a atenção da estagiária do curso de Serviço Social, Valdirene Nogueira. A estudante trabalhou o projeto percorrendo escolas e colhendo dados internos.


 
A EMEB Antônio Joaquim de Arruda do bairro Hélio Ponce de Arruda, foi escolhida como fonte de estudo, pela estagiária, pela existência da violência doméstica com alguns alunos da instituição.


 
O próximo encontro será no Auditório do Centro de Formação no antigo Colégio Couto Magalhães, no dia 18 de setembro às 8horas, com três tópicos a serem discutidos: parafraseando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ressignificando conceito de família e suas configurações, como também a reflexão sobre os direitos da família.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/10573/visualizar/