Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 20 de Dezembro de 2010 às 17:01

    Imprimir


O plantio de algodão iniciou neste mês de dezembro em Mato Grosso, sob um clima de grande otimismo. Os preços recordes da pluma devem estimular os produtores a aumentar em cerca de 65% a área plantada com a cultura nesta safra que começou no Estado, em relação à safra anterior. Com isso, a área plantada com algodão deve chegar a cerca de 700 mil hectares. Uma das preocupações, no entanto, é a má distribuição e irregularidade das chuvas no sul de Mato Grosso, com condições ruins para o plantio.

Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea), o preço da arroba da pluma fechou a semana passada na casa dos R$ 92,00 no município de Itiquira. O diretor-executivo da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Décio Tocantins, argumenta que os baixos estoques mundiais de algodão são um dos principais fatores para os preços históricos da pluma. Com isso, as vendas antecipadas estão fluindo muito positivamente.

O custo de produção para esta safra, praticamente, se manteve em relação à anterior. O custo de produção por hectare de algodão está estimado em cerca de R$ 4.200,00 no Estado. No entanto, Décio Tocantins observa que nas últimas semanas os fertilizantes vêm em constante alta de preços. Mesmo assim, em função dos preços atrativos para a pluma, a perspectiva é de lucratividade. “Depois de quatro anos de preços deprimidos, esta safra deve ajudar a tampar o vácuo de receita…”, avalia.

Com o atraso das chuvas para o plantio da soja este ano, o algodão de primeira safra saiu favorecido em Mato Grosso. Algumas áreas que seriam plantadas soja de primeira safra foram substituídas por algodão de primeira safra. Com isso, Mato Grosso poderia ter nesta temporada mais algodão de segunda safra e mais algodão adensado, se não fosse o problema climático. Mesmo assim, o total de algodão produzido pelo Estado não deve ser comprometido.

Outra promessa nesta safra, segundo Décio Tocantins, é a área com algodão adensado, uma tecnologia em franca expansão. A perspectiva é de que a área com algodão adensado, praticamente, seja dobrada este ano, ficando entre 80 mil e 100 mil hectares. O diretor-executivo justifica que os produtores reconheceram que a tecnologia do adensado é boa e apresenta redução de custos. O diretor externa que as pesquisas feitas pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (Ima) trouxeram mais segurança aos produtores.

O algodão adensado é uma técnica com espaçamento de plantio inferior ao tradicional, permitindo ainda a redução do ciclo entre 40 a 60 dias.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/107251/visualizar/