Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 01 de Outubro de 2010 às 08:54

    Imprimir


O presidente do Equador, Rafael Correa, confirmou que um membro de uma equipe policial de elite, leal ao Governo, morreu nesta quinta-feira na operação militar realizada para resgatá-lo, e até agora foram confirmados 27 feridos.

Em entrevista coletiva após ser libertado, Correa disse que o militar morto é Froilán Jiménez, um membro do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia.

Também informou que houve "27 feridos entre as forças especiais" que atacaram os policiais rebelados que mantinham o presidente retido em um hospital. Ainda é desconhecido o número de possíveis feridos entre os amotinados.

Um alto funcionário do Ministério da Defesa disse à agência Efe que "agora está acontecendo o processo de identificar as baixas e os feridos", dizendo que "houve baixas, mas não sabemos quantas".

Entre os feridos há um membro da segurança particular de Correa que teve o pulmão perfurado.

O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, ficou levemente ferido na cabeça por policiais rebelados em frente ao hospital. Entretanto, já recuperado, recebeu Correa no Palácio de Carondelet, sede do Executivo.

O coronel Luis Castro, o chefe da operação de resgate, disse que os militares que furaram o cerco dos policiais que rodeava o presidente enfrentaram o fogo de franco-atiradores.

A agência pública "Andes" informou que "O veículo Nissan Patrol no qual foi levado o presidente da República, Rafael Correa, depois de ser resgatado por elementos do Grupo Especial de Operações (GEO) da Polícia Nacional e da Força Terrestre do Exército do Equador, sofreu quatro impactos de fuzil".

A agência acrescentou que há três marcas na carroceria e um no parabrisas, do lado em que estava o presidente.

Após ser resgatado do hospital, Correa foi levado ao palácio de Carondelet, onde se dirigiu a seus simpatizantes e condenou os protestos dos policiais que questionavam a eliminação de privilégios profissionais.





Fonte: Efe

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/113482/visualizar/