Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 23 de Setembro de 2010 às 20:06

    Imprimir


Desde o ano passado, a ação Padre Leo Comissari, localizada no Montanhão, em São Bernardo, vem recebendo atenção e apoio da Universidade Metodista de São Paulo que, por meio da Faculdade de Gestão e Serviços (FAGES), criou o projeto de extensão intitulado Redes de Gestão e Serviços para uma Comunidade Solidária.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a economia popular daquela localidade. Para isso, o Grupo de Acompanhamento da Economia Solidária (GAES) formado pela própria associação destacou inúmeros pontos que precisavam de apoio. A partir disso, eixos foram criados para melhor executar o Projeto, como os grupos Microcrédito (Banco Comunitário) e Moeda Social; Fórum Economia Solidária; Incubadora Social; Comunicação e Premio de Economia Solidária; e Interdisciplinar de Capacitação.

Cada um possui uma estratégia definida, o grupo Interdisciplinar de Capacitação é responsável pelo apoio aos empreendimentos, passando a sugerir possíveis encaminhamentos para auxiliar a gestão dos negócios. Já a equipe do Microcrédito (Banco Comunitário) e Moeda Social cuida, entre outras funções, da moeda Comissari, que já está em circulação na região. “As primeiras ações estão destinadas ao desenvolvimento, incentivo e orientação do microcrédito. O Banco Comunitário deve ser implantado até o final deste semestre”, explica a professora Claudia Bomfá, uma das responsáveis pelo Projeto.

Outra ação realizada pela Universidade é, junto com os microempresários da localidade, elaborar um plano empreendedor para cada um dos negócios. “É um novo projeto para nós, não existe nenhum modo de intervenção fechado, a única garantia devolutiva é reforçar a base que a comunidade já tem”, revela o coordenador da iniciativa, prof. Marco Aurélio Bernardes.

Rede Metodista de Educação - Criada oficialmente em 2006, a Rede Metodista de Educação é um sistema integrado entre instituições de Ensino Metodistas de todo o País. São escolas centenárias, pioneiras na aplicação de inovações pedagógicas, e também as mais novas, todas comprometidas com princípios e valores cristãos e com a busca de qualidade em todos os níveis. Atualmente, são mais de 50 instituições educacionais em dez estados brasileiros, chegando a mais de 60 mil alunos na educação básica, ensino técnico e educação superior, no ensino presencial e a distância. Mundialmente, a educação metodista está presente em mais de 60 países.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/114349/visualizar/