Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Setembro de 2010 às 08:47
Por: Fernando Duarte

    Imprimir


A meningite faz mais uma vítima em Jaciara (144 km ao sul de Cuiabá). Uma mulher de 85 anos faleceu no último dia 16, constando a terceira morte pela doença em menos de uma semana. Por causa da situação, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) irá adiantar para a segunda quinzena de outubro o período de vacinação de meningite, 7 meses antes do prazo e somente para crianças de até 2 anos.

A morte da idosa aconteceu ainda enquanto a equipe epidemiológica do Estado estava no município. A vítima não tinha nenhuma ligação com as 2 crianças (uma de 9 meses e outra de 9 anos) que faleceram dia 12 de setembro pela doença. O superintendente da Vigilância em Saúde, Oberdan Lira, descarta a possibilidade de surto em Jaciara, apesar das mortes.

Ele explica que, para apresentar esse estado, devem acontecer 3 mortes pelo mesmo soro grupo. Até o momento, o único grupo da doença identificado foi o da idosa, que é do tipo "C". O das meninas ainda está sendo analisado. Caso haja confirmação que pertençam ao mesmo, "a situação muda", como disse Oberdan.

Na segunda-feira (20), representantes da SES fizeram uma videoconferência com membros do Ministério da Saúde (MS) e apresentaram todos os diagnósticos da situação. O MS descarta também a possibilidade de atestar surto.

Como forma de prevenir o surgimento de mais vítimas, juntamente com a Secretaria de Saúde Municipal e a coordenadoria de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), a SES está aplicando o chamado bloqueio com medicamentos às pessoas que tiveram contatos íntimos com as vítimas, seja nas residências delas ou em outros lugares que compartilharam.

Para Oberdan, o principal motivo que apontaria as seguidas mortes em Jaciara é a chegada de diversas pessoas de outros estados no município, geralmente para o trabalho no corte da cana-de-açúcar.

É aconselhável, para evitar a doença, a não reunião em lugares fechados, o cuidado para não haver trocas de salivas (que pode acontecer pelo beijo e até uma conversa), manter a higiene pessoal, não compartilhar itens como copos e escovas de dente e não fazer a automedicação.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/114594/visualizar/