Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 03 de Setembro de 2010 às 20:01

    Imprimir


Este ano o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva volta a participar junto com as demais escolas da capital do Desfile de 7 de Setembro, que acontece na Avenida do CPA, às 16h na avenida do CPA, em Cuiabá, em frente à praça das Bandeiras. 

De acordo com a presidente da Comissão Organizadora do Desfile, Marilza Taques, o Campus Cuiabá está preparando uma super novidade, a Banda Mestre Albertino comemora 50 anos de fundação neste mês. "Emoção e retrospectivas históricas marcarão o desfile do Campus Cuiabá, pois teremos um pelotão especial para a participação dos ex-componentes da banda e, também, a presença dos familiares do saudoso Mestre Albertino", emociona.

Para o Diretor Geral do Campus, Ali Veggi Atala, a Instituição inovará e emocionará a sociedade cuiabana com uma apresentação especial que está sendo preparada para este dia. "Vamos comemorar as bodas de ouro, onde há muita história para ser contada", enfatiza. 

Segundo Marilza, a pedido da Comissão Organizadora do evento a escola será uma das ultimas encerrando as apresentações artísticas do Desfile de 7 de Setembro.

O mestre

Mestre Albertino lecionou e formou bandas e fanfarras na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (hoje IFMT), Escola Técnica de Guiratinga e no Colégio Liceu Salesiano.  No campus Cuiabá, Mestre Albertino dedicou toda uma vida, fazendo desta escola o seu segundo lar. Na escola ele deixou marcas que se confundem com a história da instituição. Em homenagem a este grande músico, a Banda Sinfônica do IFMT leva o nome de Mestre Albertino.

Com seu estilo irreverente deixou mais de uma centena de composições escritas, numa ampla gama de gêneros musicais como: rasqueado, maxixe, samba, choro, valsa, dobrado, marcha e baião, dando destaque aos ritmos regionais.

Orientações

Considerando o clima quente e seco típico do mês de setembro, a comissão organizadora do evento orienta a população que vá ao desfile com roupas leves, protetor solar e boné. Também é aconselhável levar uma garrafinha de água para evitar a desidratação, principalmente nas crianças. Outra sugestão é para que os pais identifiquem as crianças com nome completo, nome dos responsáveis e telefones de contato para casos de desaparecimento.

Ao longo da avenida serão colocadas tendas para proteção solar e de chuva, além de arquibancadas e banheiros químicos para o conforto dos participantes.

Trânsito

Como a expectativa é de que aproximadamente 40 mil pessoas, entre participantes, colaboradores e expectadores se concentrem no local do evento, o trânsito na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, Avenida do CPA, em Cuiabá, será interditado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) nas duas pistas (sentido CPA/Centro/CPA), a partir das 14 horas.

Quem seguir do centro para região do CPA nesse horário, passando pela Avenida Rubens de Mendonça, terá que desviar pela rua Juliano Costa Marques, rua lateral do Pantanal Shopping. Já quem seguir da região do CPA para o centro da cidade poderá pegar o desvio pela Avenida André Maggi, entrando no Centro Político Administrativo. Outros dois pontos de desvio serão pela Avenida Oátomo Canavarros (avenida que passa em frente ao Sesi Park) e avenida Deputado Milton Figueiredo, no bairro Bela Vista.

O trânsito durante o evento será controlado pela Polícia Militar e Agentes Municipais de Trânsito. As duas pistas da Avenida do CPA devem ser liberadas por volta das 19h, horário previsto para encerramento do desfile.

A Semana da Pátria 2010 é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); Casa Militar; Casa Civil; Detran e Secom, com o Exército Brasileiro e outras instituições.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116529/visualizar/