Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Setembro de 2010 às 10:46
Por: João Paulo Torquato

    Imprimir


O Departamento de  Vigilância Sanitária de Barra do Bugres apreendeu na tarde da última segunda-feira, 30 de agosto, no comércio local, aproximadamente 288 quilos de carne bovina de forma ilegal sem certificado de procedência, nem mesmo carimbo de inspeção.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Wemerson Moura, essa carne não vem de frigorífico legal, podendo estar contaminada por insetos, ou até mesmo com bactérias de origem fecais.
O produto apreendido estava, também, armazenado de forma irregular. O local de armazenagem não era apropriado e não estava de acordo com os padrões da vigilância.

O Departamento alerta à população, para que fiquem atenta, quando forem comprar qualquer produto. Observar data de validade, lote do fabricante, verificar se a embalagem está intacta, se tem boa cor, e se a forma de armazenagem é viável. Observa-se um ambiente limpo e viável para que seja manipulada carne, um local onde a cor predominante seja o branco, para que fique claro que é um ambiente higienizado. Observar também se a pessoa que manipula esta carne esta portando os devidos E.P.I’s tais como: botas, luvas, calças, aventais, e gorros ou tocas.

Sempre que houver dúvida, buscar saber a origem do produto que está comprando, e caso algo de errado seja encontrado, sempre avisar a Vigilância Sanitária. Para que a mesma efetue a verificação, notificação, multa, e apreensão do material irregular.

Por fim, ao final da tarde, a carne irregular foi encaminhada ao lixão da cidade, onde foi enterrada e calcificada, para que se deteriore com o tempo.

Alguns cuidados foram tomados, como por exemplo, escavação de uma vala profunda, para que   não exale o odor putrefaço, e para que, também, os animais não carreguem parte desta carne para perto de pessoas, podendo causar sérios riscos de saúde, como: infecções graves, uma delas, a brucelose gravíssima .




Fonte: Barra1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116722/visualizar/