Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Segunda - 30 de Agosto de 2010 às 16:40

    Imprimir


O candidato ao Senado, Antero Paes de Barros, defendeu em entrevista concedida ao programa Ponto de Vista, da TV Rondon, neste domingo, mudanças no sistema penitenciário brasileiro que levem efetivamente à recuperação dos reeducandos, mas afirmou ser contra a privatização das penitenciárias brasileiras. O candidato argumentou que esta é uma obrigação do Estado, indelegável ao setor privado. “Como poderíamos acreditar que as licitações não seriam usadas para fins ilícitos?”, questionou.
 
Antero disse que é preciso investir e melhorar o sistema penitenciário brasileiro e afirmou ser a favor de prisões produtivas, onde o preso trabalharia para se sustentar, diminuindo desta forma os gastos do Estado com a população carcerária e proporcionando uma fonte de renda ao preso e sua família. “Esta ideia favorece o Estado, a população e até os presos, que a cada três dias de trabalho diminuem um dia da pena”, explicou.

Já sobre a questão da privatização da Cemat, Antero disse ter sido a favor e afirmou que continua com as mesmas convicções. O candidato lembrou o período em que a empresa era do Estado, quando cerca de quarenta municípios de Mato Grosso sofriam com a falta de luz e o constante racionamento. Hoje, todas as cidades de Mato Grosso são autossuficientes em energia, e o Estado, inclusive exporta o excedente. Sobre o elevado preço pago pelos consumidores, o candidato explicou que o problema está nos altos impostos, já que cerca de 42% do que se paga na conta de luz vai para os cofres do governo estadual.

A entrevista, que durou cerca de uma hora, tratou ainda de temas como educação, saúde e infraestrutura. Questionado sobre sua posição em relação aos menos favorecidos, Antero afirmou que o Estado precisa desenvolver ferramentas que colaborem com aqueles que enfrentam dificuldades. “Você só trata o desigual igualmente, quando os trata desigualmente. Dar as mesmas oportunidades para todos não é tratá-los de maneira igualitária, porque muitas pessoas são privilegiadas na sociedade”, afirmou.

O candidato lembrou que foi o autor da lei que cria cotas para alunos de escolas públicas nas universidades públicas. “A meritocracia não deixa de existir, entretanto nós precisamos ajudar aqueles que já enfrentam tanta dificuldade”. Além disso, Antero também defendeu um programa governamental para facilitar a disponibilização de créditos para pessoas que ganham menos de três salários mínimos adquirir seu imóvel. “Todo mundo tem direito de comprar sua casa própria”, afirmou o candidato.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/117094/visualizar/