Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Sexta - 27 de Agosto de 2010 às 15:24

    Imprimir


O gesso é um material muito utilizado em construção, principalmente na execução de detalhes na decoração de paredes e tetos. Embora seja um bom isolante térmico e acústico, tem fraca resistência em contato com água ou umidade. Por isso, o gesso se torna pouco durável quando utilizado em áreas externas. Em áreas internas é necessário estar atento às dificuldades para pintar esse tipo de superfície, que apresenta alta absorção.
 
Primeiro, é necessário limpar o gesso, de forma a eliminar manchas gordurosas, poeiras ou demais sujeiras que possam existir. No caso de gesso novo, é preciso aguardar a secagem total do material, que leva aproximadamente 30 dias. Após este período aplique uma demão de Fundo Preparador de Paredes ou Tinta para Gesso diluída a 50% com água. Caso seja necessário nivelar a superfície para corrigir imperfeições, utilize massa corrida (onde não tenha contato com água ou vapor) ou massa acrílica; aguarde a secagem de 4 horas, passe lixa para nivelar, remova o pó e aplique a tinta para acabamento ou a própria tinta para gesso diluída a 20% com água.  Se estiver fazendo uma repintura, elimine também as partes soltas e passe a lixa. Depois que todo o pó for removido, aplique duas demãos de tinta diluída com até 20% de água potável.
 
A orientação é do coordenador de produtos da Futura Tintas, William Hamam. Ele também explica que uma boa alternativa é passar fundo preparador de paredes sobre a superfície de gesso antes da aplicação da tinta. “O que este produto faz é aglutinar e fixar as partículas para que a superfície fique pronta para receber a pintura. O fundo preparador proporciona melhor aderência da tinta. Existem também no mercado tintas específicas para pintar gesso que substituem o fundo. Esta tinta proporciona economia de tempo e dinheiro, já que elimina a necessidade de aplicação de dois produtos e o tempo de secagem de cada um deles”, explica Wiliam.
 
De acordo com o especialista da Futura Tintas, são necessárias pelo menos duas demãos para se obter um bom acabamento. A secagem entre elas demora quatro horas. Já a secagem total da película da tinta ocorre aproximadamente em 30 dias após a aplicação.
 
No site da Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (Abrafati), é possível ter certeza de que a marca escolhida tem a qualidade prometida na embalagem (www.abrafati.com.br). Além disso, a Abrafati informa sobre a qualidade das tintas e fornece uma lista das empresas que estão em acordo com os padrões da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.  Já no site da Futura Tintas (www.futuratintas.com.br) é possível encontrar mais informações de pintura sobre gesso e o certificado de qualidade do Programa Setorial de Qualidade da Abrafati.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/117381/visualizar/