Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 21 de Agosto de 2013 às 08:16
Por: KAMILA ARRUDA

    Imprimir


OTMAR DE OLIVEIRA
Requerimento para abertura de CPI foi apresentado pelo vereador Toninho de Souza (PSD) à mesa diretora contendo nove ass
Requerimento para abertura de CPI foi apresentado pelo vereador Toninho de Souza (PSD) à mesa diretora contendo nove ass
Numa clara manobra política, a Câmara de Cuiabá instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos atos de improbidade administrativa na licitação para o aluguel de máquinas pesadas por parte da prefeitura. 


 
O requerimento solicitando a abertura do processo foi apresentado ontem (20) pelo vereador Toninho de Souza (PSD) e contou com a assinatura de nove parlamentares, sendo todos de oposição. 


 
No entanto, o social-democrata só conseguiu emplacar a CPI porque o vereador Clovito Hugueney (PTB) reassumiu, de última hora, sua cadeira na Casa de Leis. Ele vinha sendo substituído pelo suplente Néviton Fagundes (PTB). 


 
O petebista está licenciado há cerca de três meses por conta de problemas de saúde. A previsão era que ele só voltasse para o Legislativo em setembro, entretanto, antecipou o retorno por conta da CPI. Isso porque Néviton se negou a compactuar com a instauração da investigação. 


 
Conforme Toninho, a Comissão visa apurar supostas irregularidades no processo licitatório para contratação de maquinários. Uma das vencedoras é a Trimec Construções, de propriedade de Wanderley Torres, sócio do prefeito em uma empresa de mineração e do empresário Valdinei de Souza, que foi doador da campanha de Mauro Mendes à prefeitura. 


 
O assunto já foi alvo de ação judicial e denúncias sem resultados, pois a Justiça negou liminar e o próprio Ministério Público arquivou a investigação por não ver irregularidade no processo. 


 
Apesar disso, o parlamentar acredita ser necessária a abertura deste procedimento na Câmara. Ele afirma que a CPI é resultado de um longo processo de análise e coleta de documentos. 


 
“Nós não trabalhamos com suposições, mas com fatos fundamentados. A Câmara deseja esclarecer à população denúncias que envolvem a gestão municipal. São acusações que não foram esclarecidas”, diz. 


 
O social-democrata não foi o único vereador a questionar a lisura do processo licitatório. Em junho, o petista Allan Kardec chegou até a solicitar informações do Palácio Alencastro sobre o certame. 


 
“É um risco que existe quando empresários entram na política: empresas ligadas ao prefeito ganharem licitações. Era óbvio que isso ia acontecer”, avaliou o petista à época. 


 
Além da Trimec, as empresas SM de Almeida e Silva Cia. Ltda., Penta Serviços de Máquinas Ltda. e Sanepavi também saíram vencedoras do processo licitatório. 


 
Dos 18 lotes do certame, a Trimec venceu sete. Vai locar para a prefeitura quatro retroescavadeiras, 10 caminhões-caçamba, três escavadeiras hidráulicas, três rolos pneumáticos, três rolos vibratórios, três caminhões-toco e dois tratores, totalizando um contrato de R$ 3,6 milhões. 


 
“Vamos investigar tudo relacionado à contratação de máquinas pesadas, pois a prefeitura tem maquinário próprio, comprado pelo prefeito Chico Galindo”, pontua Toninho. 


 
Os membros que vão compor a CPI devem ser escolhidos e nomeados ainda esta semana. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/11757/visualizar/