Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 12 de Agosto de 2010 às 06:51

    Imprimir


A paixão do dramático tango argentino continuará a despertar sensações no público do Cine Teatro Cuiabá. Depois da música e dos expressivos passos do espetáculo Estações Portenhas, a Cia de Dança Rodinei Barbosa realiza, de 20 de agosto a 18 de setembro, a Oficina Tango no Cinema.

Concebida durante a montagem do espetáculo, a oficina foi fruto do encantamento que a música do compositor Astor Piazzolla e os movimentos do tango despertaram na produção da companhia e na equipe artística do Cine Teatro Cuiabá. “O som do piano, do violino e do cello, a luz, os passos precisos e todo o clima que precedeu as apresentações do dia 30 e 31 de julho, influenciou toda a ideia da oficina”, explica Rodinei Barbosa, professor de dança e bailarino.

Com duração de cinco semanas, a oficina terá turma unica e aulas nas sextas-feiras, das 17h às 18h, e nos sábados, das 15h às 16h. São ao todo 60 vagas, 50 pagas e 10 gratuitas, oferecidas pelo Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), entidade que realiza a gestão do Cine Teatro. “Estas 10 vagas gratuitas são uma contrapartida do IMTDH e estão disponíveis para artistas de outras linguagens ou pessoas que estejam desempregadas e não possam arcar com os custos”, explica Paula Naves, Diretora Artística da casa. Ela ainda esclarece que no caso de desemprego, os interessados devem comprovar a situação com carteira de trabalho.

O tango é uma arte que carrega drama, paixão, sexualidade e agressividade. Por ter estas características, segundo Rodinei, a oficina irá além dos passos básicos, dando aos participantes também a ideia do estilo, leveza e domínio corporal necessários. "Esta oficina é uma oportunidade de conhecer um estilo de dança a dois que tem no encontro da música, do movimento e  das variações, a descoberta de novas sensações", descreve. Para encerrar as aulas será realizado no dia 29 de setembro, um espetáculo no placo do Cine Teatro Cuiabá, onde todos os alunos da oficina se apresentarão.

Rodinei Barbosa estuda tango há mais de oito anos e para conhecer mais intensamente os enlaces do estilo, passou o mês de janeiro em Buenos Aires. “No tempo em que estivemos na cidade, pudemos estudar com alguns renomados maestros da Argentina, como Raul Bravo, Jorge Firpo, Roberto Reis, Hugo Daniel, Guilhermina Guiroga entre outros. Foi um crescimento dançante e pessoal muito grande”, conta.

A Oficina Tango no Cinema está aberta a homens e mulheres, maiores de 18 anos, que tenham ou não experiência com a dança. As aulas iniciam no próximo dia 20 de agosto, no Salão Artístico do Cine Teatro Cuiabá. O investimento é de 80 reais por pessoa, ou 150 reais o casal. As inscrições ficam abertas de 10 a 19 de agosto, das 14h às 18h, no foyer do Cine Teatro Cuiabá.

O Tango

Originariamente, o tango nasceu de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires, no final do século XIX. Desde o princípio esteve associado a bordéis e cabarés, pois se considerava que só prostitutas aceitariam esse tipo de dança. Inicialmente era comum que o tango fosse dançado por um casal de homens, mas logo o tango se estendeu, teve sucesso na Europa e passou a ser aceito não só nos subúrbios.

A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo "bandoneón" (espécie de sanfona). Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e desse modo o tango foi se desenvolvendo e adquirindo um sabor único.

Carlos Gardel, falecido em 1935, foi o inventor do tango-canção e o grande divulgador do tango no exterior. Nos anos 60, porém, o gênero foi ignorado fora da Argentina. Ressurgiu renovado por Astor Piazzolla, quem lhe deu uma nova perspectiva, rompendo com os esquemas do tango clássico.

Hoje em dia o tango vive, não como o fenômeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento de identificação da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo Buenos Aires.

Serviço

O que: Oficina Tango no Cinema – Cia de Dança Rodinei Barbosa.
Onde: Salão Artístico do Cine Teatro Cuiabá.
Quando: sextas-feiras, das 17h às 18h e sábados, das 15h às 16h.
Quanto: 80 reais por pessoa ou 150 reais o casal.
Inscrições: de 10 a 19 de agosto, das 14h às 18h, no foyer do Cine Teatro Cuiabá.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/119278/visualizar/