Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Domingo - 18 de Agosto de 2013 às 23:43
Por: Flávio Croffi

    Imprimir


As empresas estatais Telebrás (Telecomunicações Brasileiras) e Eletrosul (braço da Eletrobrás) firmaram um acordo que garante a ampliar a banda larga pelos cinco estados atendidos pela Eletrosul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo – este último em apenas uma pequena parte. Assinado no Ministério das Comunicações, em Brasília – DF, a medida faz parte do PNBL (Programa Nacional de Banda Larga), do governo federal, que tem como objetivo acelerar a expansão da banda larga no Brasil.


 
Com o acordo, a Telebrás vai deixar de pagar pelo aluguel da rede de fibra óptica que ela utiliza e pertence à Eletrosul, diminuindo assim os gastos com a operação. As duas estatais também vão dividir os custos de manutenção e de funcionários, além do lucro obtido. O Presidente da Telebrás, Carlos Bonilha, ressaltou que agora será possível ampliar o serviço de banda larga naquela área. “Teremos um ganho de escala significativo e teremos mais condições de fazer novos investimentos necessários para aumentar a capilaridade da rede na região da Eletrosul”, declarou.


 
Bonilha, não quis falar quanto a empresa paga atualmente pelo aluguel dos equipamentos da Eletrosul, mas afirmou que esse acordo “é vantajoso para ambas as partes e acredito que vamos firmá-los com outras empresas [subsidiárias da Eletrobrás] também”. O Presidente da Eletrosul, Eurides Luiz Mescolotto, reforçou a ideia de ampliação da atuação conjunta das empresas. “[Essa primeira parceria] Vai ajudar porque já tem o arcabouço jurídico pronto. Claro que cada uma tem suas peculiaridades, mas acredito que vamos chegar lá”, exaltou.


 
O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, declarou que é necessário continuar melhorando os investimentos feitos. “O Brasil é muito grande e não podemos ficar desperdiçando dinheiro. O uso maximizado das redes é muito importante”, ressaltou. Na semana passada o Ministro havia cobrado a expansão da banda larga fixa no país, que segundo ele, é desigual, deixando a desejar principalmente em regiões pobres e em cidades pequenas, que muitas vezes são monopolizadas.
 


 
3G é fraco na região Sul


 
A região Sul do Brasil, principal beneficiada com este acordo entre Telebrás e Eletrosul, teve o pior desempenho em uma análise da qualidade da internet móvel divulgado no final de julho pela PROTESTE (Associação de Defesa do Consumidor). Na ocasião, doze estados brasileiros foram analisados durante mais de um mês, e os piores resultados ficaram concentrados em Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/11943/visualizar/