Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Segunda - 26 de Julho de 2010 às 13:43
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O produtor rural José Antonio Gonçalves Viana, o Zeca Viana, de Primavera do Leste, deve desistir da disputa como primeiro-suplente da chapa ao Senado encabeçada por Pedro Taques para concorrer a deputado estadual. Filiado ao PDT, ele pediu trégua à direção estadual do partido até esta terça para decidir se, se fato, deixa o posto majoritário para tentar cargo proporcional. Como a tendência é mesmo pela mudança, Taques já iniciou as conversações em busca de um nome substituto. Hoje a pessoa mais cotada para a primeira-suplência é a empresária Ádria Muniz, irmã do deputado estadual e ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz.

Ela não foi convidada oficialmente porque Taques não quer avançar antes de obter resposta de Zeca Viana. Embora os partidos e coligações já tenham apresentado lista dos candidatos à Justiça Eleitoral, ainda há tempo para eventuais mudanças. Ádria é filiada ao PPS. Atua forte nos bastidores e há décadas ajuda o irmão nas articulações políticas. Dona da gráfica União, Ádria sempre esteve na linha de frente das campanhas de Percival para deputado federal, estadual e de prefeito. Embora seja considerada rebelde e radical, é daquelas que conseguem impor sua liderança junto aos movimentos sociais. 

Pedro Taques foi o último a definir os dois suplentes. Para a segunda vaga, ele escolheu o empresário de Sinop Paulo Fiúza (PV), que já concorreu, sem êxito, a duas eleições, uma para deputado federal, em 2006, e também a prefeito, no pleito de 2008. Já para a primeira-suplência havia optado por Getúlio Viana. Os dois nomes são estratégicos. Ex-procurador da República, Taques recorreu a Fiúza para tentar boa inserção política no Nortão e conquistar uma fatia do empresariado. No caso de Zeca, tenta atrair a simpatia dos segmentos do agronegócio. Agora, tudo indica que optará por um nome mais identificado com os movimentos populares e que represente a região Sul do Estado, que seria de Ádria Muniz.

Zeca e a Assembleia

Zeca Viana se mostra animado com a possibilidade de vir a ser candidato de novo à vaga na Assembleia. Com apoio dos produtores da região é, principalmente, do irmão-prefeito Getúlio Viana (PR), que está no segundo mandato à frente da administração em Primavera do Leste, Zeca espera não se transformar em decepção nas urnas, como foi em 2006. Na época, ele disputou pelo PDT e teve somente 64 votos.

Um dos incentivadores do empresário é o deputado estadual e presidente do PDT Otaviano Pivetta, candidato a vice-governador na chapa de Mauro Mendes (PSB). Ambos são amigos há uma década. Pivetta já convenceu Zeca a entrar no páreo para estadual. A leitura no PDT é a de que o empresário primaverense não só viria a reforçar a chapa proporcional, como teria condições de ser o mais votado pela coligação Mato Grosso Melhor Para Você, composta de quatro partidos (PSB, PDT, PPS e PV).





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/121467/visualizar/