Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 14 de Agosto de 2013 às 07:08
Por: KAMILA ARRUDA

    Imprimir


WALTER MACHADO
Resultado de votação marcou em definitivo a separação das alas de oposição e situação na Câmara
Resultado de votação marcou em definitivo a separação das alas de oposição e situação na Câmara
Após muita articulação, a base situacionista na Câmara de Cuiabá se uniu e conseguiu manter os quatro vetos do prefeito Mauro Mendes (PSB) aos projetos que ficaram conhecidos como “Pacotão do Transporte”. Esta foi a primeira grande vitória do socialista sobre a oposição. 



Nem mesmo a pressão de cerca de 100 estudantes e representantes das entidades de classe, que acompanharam todo o desenrolar da sessão plenária, sensibilizou os parlamentares. 



A união se deu após a realização de uma série de reuniões entre os 18 vereadores da base, o prefeito e o secretário de governo, Fábio Garcia. 



Apenas Dilemário Alencar (PTB) foi contra as orientações de Mendes e votou pela derrubada dos vetos. Já Faissal Kalil (PSB) se absteve das votações. 



Vale lembrar que as propostas foram aprovadas por unanimidade do parlamento em junho deste ano. Os projetos foram tratados como um tipo de resposta do Parlamento Cuiabano aos anseios da população que pressionava os agentes políticos por meio de mobilizações e protestos que tomaram as ruas da Capital. 



No total, foram apresentadas cinco mensagens, sendo que o aumento da integração para 2 horas e 30 minutos foi sancionado por Mendes. Já o pagamento da tarifa com moeda corrente, a volta dos cobradores, passe-livre ilimitado para os estudantes e concessão do passe-livre a estudantes de pós-graduação, supletivo e cursinhos pré-vestibulares foram vetados sob alegação de que causariam custos ao Executivo. 



Os vetos foram mantidos por 16 votos a oito. Apenas a última proposta citada acima apresentou votação diferente: 17 vereadores opinaram pela manutenção do veto, seis pela derrubada e Dilemário e Onofre Junior (PSB) se abstiveram. 



Apesar de a situação ter saído vitoriosa, os vereadores de oposição não abaixaram a cabeça e afirmaram que a luta em prol de melhorias no transporte público da Capital continua. Eles esperam agora o resultado da auditoria realizada pelo Ministério Público (MPE) na planilha que resultou no aumento da tarifa no início deste ano. 



Nas discussões, os oposicionistas ainda acusaram o prefeito de agir em prol dos empresários do transporte coletivo. “Tenho certeza que estamos lidando com um objeto chamado lucro. Lucro para os empresários. Parabéns para a base que conseguiu manter os vetos, mas a luta continua. Vamos aguardar o resultado da auditoria para dar os próximos passos”, avisou Allan Kardec (PT). 



Na tentativa de sensibilizar os vereadores que apoiam Mendes, Ricardo Saad (PSDB) apresentou um vídeo de um debate eleitoral em que o então candidato a prefeito Mauro Mendes garantia que os cobradores seriam mantidos na função. 



“Para mim, promessa de campanha tem que ser cumprida. Ele prometeu. Se não tinha conhecimento se poderia cumprir ou não, ficasse quieto. A população está vendo tudo isso. Nós vamos continuar lutando”. 



Já o vereador Maurélio Ribeiro (PSDB) acredita que os parlamentares que aprovaram os projetos e agora optaram pela manutenção do veto têm uma dívida com a população. “Este é um exemplo clássico do peixe que vai morrer pela boca”.



O líder do prefeito na Casa, vereador Leonardo de Oliveira (PTB), por sua vez, garante que Mendes fez o que era correto. “Ele esta pregando o bem da população cuiabana. Se ele aprovasse esses projetos, iria onerar o bolso dos usuários do transporte, pois teria que aumentar a passagem. Seria uma irresponsabilidade da parte dele fazer isso”, pontua. 



O “Pacotão do transporte” fez com que a situação e a oposição se formassem claramente. O novo embate deve ocorrer no próximo dia 19, quando o Ministério Público deve anunciar o resultado da auditoria. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/12400/visualizar/