Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 07 de Julho de 2010 às 11:12

    Imprimir


A Gol registrou demanda recorde para o mês de junho, com alta de 10% no tráfego em relação ao mesmo período de 2009, informou a companhia aérea nesta quarta-feira. A retomada dos voos para o Cone Sul e a melhora no cenário econômico do Brasil apoiaram o resultado.

A taxa de ocupação das aeronaves do grupo, porém, recuou de 63,8% em junho de 2009 para 61,9% no mês passado com um incremento de 13,3% no volume de assentos ofertados. Já ante maio de 2010 houve incremento de 3,5 pontos percentuais.

O yield, indicador que representa o valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro, em junho ficou "em torno de R$ 0,20, cerca de 5% acima do mesmo período do ano anterior e dentro das perspectivas financeiras da companhia".

No segundo trimestre, tradicionalmente o mais fraco do ano para o setor, a Gol teve um aumento de 16,6% na demanda total em relação ao mesmo período de 2009, enquanto a oferta avançou 14,7%. Sobre o primeiro trimestre, a demanda apresentou recuo de 15,8%, enquanto a oferta teve queda de 1,1%.

As ações da Gol subiam 0,6% logo nos primeiros negócios da Bovespa, pouco depois da divulgação dos dados. Enquanto isso, a rival TAM avançava 1,5% e o Ibovespa mostrava ganho de 0,14%.

Em junho do ano passado, rotas da companhia para a região do Cone Sul, que inclui a Argentina, foram impactadas por suspensões decorrentes da gripe causada pelo vírus H1N1. Além disso, a empresa cita como motivos para o crescimento o "efeito combinado do melhor cenário econômico no Brasil e na América do Sul e otimização da malha aérea internacional".

No mercado doméstico, a Gol teve crescimento de 8,3% na demanda em junho na comparação anual e de 3% frente a maio. A taxa de ocupação foi de 61,8% contra 65,6% em junho de 2009 e 58,8% no mês anterior. Enquanto isso, a oferta foi ampliada em 14,9% ano a ano.

Segundo a Gol, o aumento na oferta decorreu em parte por "alta produtividade das aeronaves, com taxa de utilização em torno de 13 horas bloco diárias no mês de junho, em comparação às 11,9 horas no mesmo período do ano anterior".

Nos voos internacionais, a Gol teve demanda 24,5% maior em junho sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta evoluiu 2,5%. "A abertura de novos voos para a região do Caribe também contribuiu para o crescimento da demanda na malha internacional", afirma a empresa. Atualmente, a Gol atende na região os destinos Aruba, Barbados, Curaçao, Panamá, Punta Cana e Saint Maarten. 





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/124152/visualizar/