Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Segunda - 05 de Julho de 2010 às 14:44

    Imprimir


Se o tucano-toco tivesse evoluído na fria Irlanda, seu enorme bico teria sido muito menor. Pelo menos essa é a conclusão de um grupo de pesquisadores, que afirmam que troca de calor pode ser adicionada a dieta e atração sexual como importantes fatores responsáveis pelo tamanho do bico de pássaros.

No ano passado, Glenn Tattersall, da Universidade Brock, em Ontário, Canadá, descobriu que tucanos-toco perdem até 60% de sua temperatura corporal pelo bico.

  Divulgação  
Pássaros com bicos maiores (tucanos) vivem em habitats mais quentes que pássaros com bicos menores
Pássaros com bicos maiores (tucanos) vivem em habitats mais quentes que pássaros com bicos menores



Agora, Tattersall e Matthew Symonds, da Universidade de Melbourne, Austrália, compararam o tamanho do bico de 214 espécies de pássaros com as temperaturas mínimas anuais de seus habitats naturais. "De tucanos, a papagaios, a tetrazes, a pinguins, espécies de habitats mais frios têm bicos menores", diz Symonds.

Eles isolaram a influência da temperatura ao estudar somente bicos de fêmeas e ao comparar espécies com dietas similares vivendo em climas diferentes.

A temperatura explicou 16% da variação no tamanho de bicos. Para gaivotas e pinguins, a temperatura explicou 66% e 43% da variação, respectivamente.

O estudo foi publicado no periódico "The American Naturalist". 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/124463/visualizar/