Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 28 de Junho de 2010 às 14:04

    Imprimir


O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) comemorou, neste sábado (26), quatro décadas e meia de lutas e conquistas em festa realizada no salão do Serviço Social do Transporte (Sest/Senat). “Hoje, com certeza, temos muito para comemorar. São muitas lutas e conquistas, como a própria Constituição de Mato Grosso, um dos capítulos mais bonitos da história do ensino no país, que contempla um Sistema Único de Ensino”, destacou o presidente do sindicato, Gilmar Soares Ferreira.

Para o sindicalista, comemorações como esta são fundamentais para o prosseguimento da luta. “Há muito para se percorrer, se lutar. Mas o congraçamento serve também para dar ainda mais força a todos os companheiros e companheiras”, salientou. Todos os presentes fizeram um resgate histórico e apontaram diversas ações iniciadas em Mato Grosso que hoje são referência nacional.

Parte da trajetória de quatro décadas e meia esteve exposta logo na entrada da festa por meio de banners com fotos de diversas mobilizações e momentos marcantes do sindicato. “Destas quatro décadas e meia passei mais da metade da minha vida envolvido neste processo. Aliás, não foi o sindicalismo que tirou minha vida e sim eu que tirei a minha vida do sindicalismo. Aqui, nesta instância, desenvolvi minha cidadania plena”, relembrou o secretário licenciado de Comunicação do Sintep/MT, Júlio Cesar Martins Viana.

Observando as fotos com orgulho, a secretária geral, Vânia Miranda, relembrou os antigos e novos companheiros da luta. “É muito legal ver quantas pessoas fizeram e fazem parte dessa história toda e como elas dedicaram suas vidas pela melhoria na condição de vida dos trabalhadores”. Já a secretária de Formação Sindical, Marli Keller, ressaltou o crescimento do Sintep/MT. “Só o tamanho que este sindicato atingiu é um grande motivo para festejarmos. Se enumerarmos o que foi feito pela categoria e pela população como um todo podemos encher o peito de orgulho. Em nome dessa luta já fiquei sete meses sem receber nenhum centavo de salário e em nenhum momento desisti. Assim como eu, muitos companheiros passaram e passam por essa situação”, complementou.

O deputado federal e ex-presidente do Sintep/MT, Carlos Abicalil, não poderia deixar de marcar presença. “Tenho muito orgulho em ver este sindicato ser dirigente nacional, com propostas e projetos que transcendem as fronteiras do Estado. Com certeza, o sindicato superou, e muito, aquilo que foi idealizado pelas professoras que o fundaram, na década de 60”, pontuou. “O nosso símbolo, composto pelo sol, com trabalhadores caminhando, é com absoluta certeza uma das marcas mais legítimas produzidas e forjadas em Mato Grosso”, finalizou Júlio Cesar Martins Viana.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/125600/visualizar/