Um caça sul-coreano F-5 caiu nesta sexta-feira nas cercanias da província de Gangneung, nordeste da país, por volta das 10h33 locais (22h33 de quinta em Brasília), segundo a agência local Yonhap, que cita fontes das Forças Aéreas e ainda não destaca as causas.

Tudo indica que o avião caiu em águas do Mar Oriental (Mar do Japão) quando retornava a sua base com dois pilotos a bordo. Por isso, o Exército sul-coreano iniciou os trabalhos de busca com helicópteros.

O avião, um F5F de treino, desapareceu dos radares a cerca de dois quilômetros de distância da base de Gangneung 50 minutos após a decolagem.

O caça F5 é um modelo que começou a ser utilizado no mundo nos anos 60 e cumpre normalmente as funções de treino de novos pilotos.

Por enquanto, não foram dados detalhes sobre as causas do acidente, que acontece em um momento
especialmente tenso entre as duas Coreias por conta do afundamento no último dia 26 de março de um navio de guerra sul-coreano em águas fronteiriças do Mar Amarelo (Mar Ocidental), incidente que, segundo Seul, foi causado por Pyongyang.

A Coreia do Norte negou em várias ocasiões sua participação e acusou o governo sul-coreano de "fabricar" as provas, e ameaçou tomar medidas militares se o Conselho de Segurança da ONU condenar o regime de Kim Jong-il.

Seul apresentou esta semana as conclusões da investigação do afundamento do "Cheonan" perante o Conselho de Segurança.