Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Domingo - 16 de Maio de 2010 às 07:05
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


As cúpulas do PT e do PSB discutem possível aliança nas eleições de 2010, em reunião nesta segunda-feira, às 17h30, na sede do diretório regional do Partido dos Trabalhadores, na Capital. O presidente regional do PT, Carlos Abicalil, e o responsável pelo PSB estadual, Valtenir Pereira, apresentarão as exposições de cada legenda num cenário que conta com aval das nacionais das siglas.

Depois do declínio da candidatura a presidente da República do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), o PSB consolida a aliança do PT, dando apoio à candidatura à Presidência da ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. No entanto, o PSB nacional mantém os projetos próprios nos estados onde a legenda tem candidatos ao governo, como Mato Grosso com a liderança de Mauro Mendes (PSB).

Apesar disso, ainda não há um entendimento sobre a contrapartida do PT ao PSB nas unidades federativas. Nesse quadro, tanto Valtenir quanto Abicalil buscam “puxar” apoio para os respectivos planos políticos. Como o PT no Estado respalda a majoritária liderada pelo governador Silval Barbosa (PMDB), dificilmente a sigla mudará de posição.

O presidente do PT estadual antecipa que o partido está mais próximo de Silval, mas deixa aberta a porta da sigla para o diálogo. Valtenir, por sua vez, insiste na tese de que existem possibilidades para cooptar o apoio do PT para a candidatura ao governo de Mauro.

Em contrapartida, o projeto do PSB ganha reforço com a posição da senadora Serys Slhessarenko (PT), de anunciar apoio para o empresário. Mesmo que Abicalil descorde da aliança oficial com o PSB, para respaldar a majoritária da legenda, Mauro Mendes contabiliza desde já apoio de um grupo considerável do PT de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/132182/visualizar/