Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 21 de Abril de 2010 às 16:51
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


Praças e oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso foram promovidos nesta manhã de quarta-feira, 21 de abril, Dia de Tiradentes - patrono das Polícias Brasileiras. A solenidade com desfiles, apresentação da tropa, dispositivo social, colocação das insígnias, entre outros atos, ocorreu durante toda a manhã no Comando de Policiamento da Polícia Militar, em Cuiabá, com a presença do governador do Estado, Silval Barbosa.

O chefe do Estado agradeceu o empenho dos policiais militares de Mato Grosso e disse o quanto o Governo conta com apoio da Polícia Militar. “A segurança nossa e de nosso cidadão só vai estar garantida se o Estado tiver o apoio pleno de nossos policiais, de uma polícia ostensiva que dê a sensação de segurança à população mato-grossense”, salientou o governador ao garantir que vai estruturar cada vez mais a Segurança Pública estadual, lembrando que dois novos helicópteros vão reforçar o efetivo.

O Governo do Estado realiza a promoção de praças e oficiais da PM três vezes ao ano: no dia 21 de abril (dia do patrono), dia 05 de setembro (aniversário da Polícia Militar) e no dia 25 de dezembro por ocasião do Natal. Neste dia 21 de abril de 2010, os policiais foram promovidos por antiguidade (precedência hierárquica) merecimento (pelos atributos e qualidades que distinguem e realçam o valor do oficial) e também por ato de bravura.

A família dos promovidos acompanhou emocionada toda a solenidade desta manhã, como Paula Flores Castro Ortega a mãe do sargento PM Ortega, de Primavera do Leste (312km ao Sul de Cuiabá), promovido pelos atos que ultrapassaram os limites normais do cumprimento do dever nestes 18 anos de dedicação a corporação. “É um reconhecimento. Estou muito orgulhosa e bastante feliz, sim”, declarou a mãe com lágrimas nos olhos ao recordar os riscos da profissão.

Os cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) receberam, também nesta quarta-feira, o Espadim Tiradentes (arma que simboliza o ideal de liberdade do alferes de milícia e mártir da  Inconfidência, Joaquim José da Silva Xavier). O símbolo de honra e dignidade foi entregue aos cadetes pelo governador, comandante geral da PM, Cel. Osmar Lino Farias e secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, que na ocasião fizeram juramento à Bandeira Nacional.

O encerramento da solenidade foi marcado pelo desfile das tropas da Academia da Polícia Militar, dos Batalhões da PM, da Força Tática, do comando de Operações Especiais, estudantes da Escola Militar, viaturas e o helicóptero, em continência ao governador Silval Barbosa. Participaram ainda do ato, além de autoridades militares e famíliares dos militares, secretários de Estado, representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE/MT), Ministério Público do Estado (MPE/MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outras autoridades municipais e regionais.

Os policiais promovidos por antiguidade podem ser conferidos no link http://www.iomat.mt.gov.br/do/navegadorhtml/mostrar.htm?id=292835&edi_id=2565 e por merecimento pelo http://www.iomat.mt.gov.br/do/navegadorhtml/mostrar.htm?id=292836&edi_id=2565






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/135418/visualizar/