Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 20 de Abril de 2010 às 10:55
Por: Ligia Hougland/de Washington

    Imprimir


Um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgado nesta terça-feira destacou o possível risco de países da região Ásia Pacífico e da América Latina, terem seus ativos supervalorizados, levando a taxas de juros mais altas e desequilibrando suas economias. O Brasil não foi identificado como sendo um "hotspot" deste tipo.

"As autoridades brasileiras já implementaram todas as medidas necessárias e não tenho recomendação alguma a fazer ao Brasil", disse o conselheiro financeiro e diretor do departamento Monetário e de Mercados de Capital do órgão, José Viñals, nesta terça-feira, em Washington, em entrevista durante o Encontro de Primavera do FMI e do Banco Mundial.

De acordo com o economista, as medidas tomadas pelas autoridades do setor financeiro em âmbito mundial ajudaram a recuperação econômica, mas os indicadores de risco permanecem elevados e há preocupação com respeito aos riscos soberanos.

No entanto, a estabilidade financeira global "não está garantida". "Corremos o risco de levar a crise a uma nova fase", afirmou Viñals.

O Relatório de Estabilidade Financeira Global salienta a necessidade da implementação de políticas a fim de reduzir os riscos soberanos por meio de estratégias de consolidação fiscal bem desenvolvidas.

O objetivo seria fazer uma limpeza no legado da crise que explodiu em 2008 e facilitar um processo de desalavancagem para assegurar bancos saudáveis e viáveis que possam suportar crédito.

"Os sistemas bancários estão encorajantes", disse o diretor do FMI. Os bancos viram uma diminuição em prejuízos de US$ 2,8 trilhões para US$ 2,3 trilhões, e os bancos europeus e americanos estão mais sólidos. "No entanto, a recuperação será lenta e diferente em cada mercado", afirmou Viñals.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/135584/visualizar/