Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 30 de Julho de 2013 às 19:16

    Imprimir


A fabricante russa de fertilizantes Uralkali prevê um aumento da concorrência no mercado de potássio e avalia que os preços do insumo podem cair para US$ 300 a tonelada até o fim do ano, com o fim da parceria de vendas entre a companhia e a Bielo-Rússia, anunciado mais cedo. Segundo analistas, o anúncio deve significar o fim de um cartel que comanda dois terços de um mercado de quase US$ 22 bilhões.


 
– A estrutura existente do mercado global foi demolida. Clientes no mundo inteiro terão mais poder para negociar preços menores – disse o analista Vladimir Dorogov, do Alfa Bank, em Moscou.


 
Há muitos anos, 66% do potássio no mundo é vendido através de duas grandes companhias: a Belarusian Potash Co. (BPC), da Bielo-Rússia, e a Canpotex, da América do Norte. As duas empresas tinham estabelecido preços idênticos em mercados importantes como a Índia e a China, operando efetivamente como um cartel.


 
A companhia russa disse que não vai mais vender potássio através da BPC, devido a discordâncias quanto a exigências de vendas. A BPC vendia potássio para a Uralkali e a Belaruskali e dizia controlar 43% do mercado global. A Uralkali e a BPC formaram uma parceria bastante lucrativa por oito anos.


 
A Uralkali também informou que redirecionará todas as exportações para a sua própria subsidiária, a Uralkali Trading. A empresa disse também que tentará compensar a esperada queda nos preços com um aumento nos volumes. A Canpotex, que comercializa potássio produzido pela Potash Corp. of Saskatchewan, pela Mosaic e pela Agrium, será agora a única grande companhia mundial.


 
Segundo o banco de investimento CIBC, o fim do cartel pode resultar em exportações maiores da Rússia e afetar a economia canadense, já que a produção de potássio corresponde a 0,5% do produto interno bruto do Canadá e 1,5% das exportações do país.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/13670/visualizar/