Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 30 de Julho de 2013 às 16:51
Por: Jardel P. Arruda/Priscilla Sil

    Imprimir


Os reeeducandos presos na ala “B” da unidade 1 do Centro de ressocialização de Cuiabá arrombaram os cadeados das grades e circulam livremente dentro das instalações. As autoridades estudam como entrar no local para consertar as trancas e prender novamente os reeducandos, pois sem a proteção adequada quem for enviado pode ser sequestrado e feito refém.


 
A informação foi repassada por familiares dos presos que tiveram acesso ao interior de presidio nesta manhã, quando a polícia liberou cerca de 20 pessoas para fazer visitas. Segundo eles, os presos se agarraram as grades e a chocalharam até estourar, uma a um, as trancas e os cadeados de toda ala.


 
A situação dentro do CRC tem sido complicada desde sexta-feira (26), quando os agentes prisionais deflagraram greve. De acordo com os familiares que entraram no presidio, a sensação é de que a qualquer momento pode se iniciar uma rebelião.O desembargador Rondon Bassil chegou a expedir uma decisão determinando que eles mantivessem 70% do efetivo em serviço para conter os problemas, mas a categoria se recusou a seguir a decisão.


 
Além da suspensão das visitas, a categoria também decidiu interromper o banho de sol dos reeducandos a partir desta terça-feira (30). A principal reivindicação da pauta com 10 itens é o aumento de 75% no salário (com pagamento do adicional de insalubridade) dividido em três parcelas – de 20%, 25% e 30%. 


 
O governador Silval Barbosa (PMDB) teria ofertado 10% em duas vezes – 5% em 2014 e a outra metade no ano seguinte. Como a categoria não aceitou, o secretario de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, os acusou de intransigência e ameaça convocar a Polícia Militar para substitui-los em serviço e punir a classe como um todo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/13681/visualizar/