Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 29 de Julho de 2013 às 22:45

    Imprimir


Nos próximos dias 16 e 17 de agosto Goiânia vai sediar o II Workshop Brasileiro de Mogno Africano. O evento técnico-agronômico e científico, destinado a investidores do setor florestal, produtores rurais, estudantes e comunidade em geral, tem por objetivo mostrar as potencialidades comerciais dessa espécie de madeira nobre e esclarecer dúvidas sobre seu cultivo e manejo. Nesta edição, o evento conta com um módulo prático, onde será ministrado um curso sobre o cultivo do mogno africano.


 
Considerada uma alternativa para utilização comercial ante a exploração do mogno nativo brasileiro, a empresa Mudas Nobres firmou um convênio de cooperação com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a realização de pesquisas com o mogno africano. Os estudos na área genética são chefiados pelo PhD e professor adjunto, Evandro Novaes, e têm como objetivo o melhoramento das árvores, que segundo ele possuem boas taxas de crescimento e excelente qualidade da madeira.


 
Durante o evento o pesquisador vai apresentar as etapas do estudo e as fases externas de seleção de árvores superiores com maior volume de madeira por meio de fotos e vídeo. Através de gráficos, planilhas e até fotografias ele vai apresentar como é a fase de laboratório, ou seja, vai mostrar de que maneira é feita a avaliação molecular, as induções de florescimento precoce, os cruzamentos entre as árvores selecionadas e de como é feito o teste do clone, para testar a real superioridade da planta selecionada. No workshop, Novaes mostrará os resultados já alcançados da pesquisa e as potencialidades da produção clonada do mogno africano no país.


 
Para participar do evento, os interessados devem acessar www.workshopmognoafricano.com.br para realizarem suas inscrições, que serão feitas exclusivamente neste site. No ambiente virtual, basta clicar no link “Inscrições”, optar por uma das três modalidades de participação, preencher os espaços solicitados e efetuar o pagamento, cujos preços variam de acordo com a inscrição escolhida: somente o curso ou o seminário R$ 200 (duzentos reais), curso e seminário R$ 300 (trezentos reais). Estudantes que necessitem de certificado de participação para fins acadêmicos deverão solicitar o mesmo no ato da inscrição. O evento propiciará conhecimento mais detalhado sobre o desenvolvimento da cultura do mogno no Brasil, seus sistemas de produção, quais as vantagens de se investir na cultura e produção da espécie para fins comerciais e quais as linhas de crédito mais viáveis para viabilizar este investimento.



Sobre o Mogno Africano


 
O Mogno Africano surgiu como uma outra opção, já que o Mogno Brasileiro sofre ataque severo de pragas em plantios comerciais e teve seu corte proibido no país. A espécie tropical, que se adaptou muito bem às condições brasileiras, produzindo madeira de alta qualidade e valor em diferentes tipos de clima e solo. Já é cultivada para fins comerciais por produtores rurais, profissionais liberais e empresários de diversos setores em várias regiões do país (AL, BA, DF, GO, MG, MS, PA, PI, RJ, RO, RR, RS, SC, TO). As indústrias moveleiras europeia e americana de alto padrão encontraram em sua cor avermelhada e fácil manuseio os ingredientes ideais para atender a demanda de um público exigente, que preza também pelo uso racional dos recursos do meio ambiente.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/13746/visualizar/