Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 30 de Março de 2010 às 21:32
Por: Raphael Hakime

    Imprimir


Daia Oliver/R7
Gabrielli afirma que Brasil precisa de cerca de 207 mil profissionais para trabalhar na área de petróleo e gás
Gabrielli afirma que Brasil precisa de cerca de 207 mil profissionais para trabalhar na área de petróleo e gás
Faltam hoje ao menos 207 mil pessoas qualificadas para trabalhar no setor de petróleo e gás, segundo informou o presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli nesta terça-feira (30), em evento do Lide (Grupo de Líderes empresariais), em São Paulo. Essa mão de obra especializada seria utilizada nas empresas que prestam serviços à Petrobras.

- Fizemos um mapeamento de todos os projetos até 2014 e identificamos que, na cadeia de fornecedores de nossos projetos, teríamos uma demanda de treinamento que equivale a 207 mil pessoas. São engenheiros, soldadores, caldeireiros de tal tipo em todos os Estados.

De acordo com Gabrielli, a Petrobras tem hoje 77 mil empregados próprios, sendo que 47% deles têm menos de 8 anos na Petrobras, 52% têm mais de 18 anos e 1% está entre 8 anos e 18 anos.

O presidente da empresa afirmou que existe um “gap [espaço] de gerações muito grande e precisamos preencher [esse espaço] não só porque a empresa está crescendo, mas também porque é necessário substituir as pessoas que estão se aposentando”. Porém, essas contratações devem ocorrer aos poucos. 

- Não podemos fazer isso [contratações] de vez porque o mercado não tem disponibilidade de pessoal na velocidade que a gente precisa. Temos que fazer isso de forma gradual.

Gabrielli lembrou que a ausência de profissionais qualificados coincide com o aumento das compras de produtos fabricados no Brasil por conta da exploração do Pré-sal.

- Estamos fazendo isso [buscando profissionais qualificados] em um momento em que estamos acelerando as compras no Brasil e estimulando a cadeia de fornecedores que também emprega engenheiros, soldadores, operadores de tratores etc.

O presidente da Petrobras não enxerga uma solução no curto prazo porque não há tantos centros de estudo especializados na área para treinar profissionais em larga escala em um espaço tão curto de tempo. Porém, Gabrielli afirmou que a própria Petrobras tomou a iniciativa de treinar profissionais, que teriam as prestadoras de serviços como destino.

- Temos um programa chamado “Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural”, com recursos da Petrobras e recursos da ANP [Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis], que está treinando essas pessoas em dezenas de instituições do país. Essas pessoas estão sendo treinadas não para a Petrobras, mas para a cadeia de fornecedores da Petrobras.




Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137598/visualizar/