Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Noticias da TV
Segunda - 29 de Março de 2010 às 16:13

    Imprimir


Uma decisão liminar proferida hoje obriga a Globo a exibir durante o "Big Brother Brasil 10", que termina amanhã, um esclarecimento à população sobre as formas de contração da Aids definidas pelo Ministério da Saúde.

A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) após um dos participantes do reality show, Marcelo Dourado, afirmar que "hetero não pega Aids", no dia dois de fevereiro. A cena foi incluída na edição do programa do dia nove do mesmo mês.

Na ocasião, o apresentador Pedro Bial apenas desmentiu a informação dizendo que os telespectadores deveriam entrar no site do Ministério da Saúde para consultar as informações corretas.

"As opiniões e batatadas emitidas pelos participantes do programa são de responsabilidade exclusiva dos participantes, para ter acesso às informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV acesse o site do Ministério da Saúde", disse Bial.
 

  Frederico Rozário/TV Globo  
BBB10 Marcelo Dourado
O participante Marcelo Dourado, que afirmou durante o "BBB10" que heterossexuais não contraem Aids

Liminar

Na decisão, o juiz Paulo Cezar Neves Junior destacou que o impacto da informação equivocada sobre a saúde pública brasileira é muito elevado, tendo em vista a notória audiência do programa. Além disso, destaca que Dourado diz ter obtido as informações com médicos, o que aumenta seu "potencial de convencimento".

O juiz entende que a Globo tem responsabilidade no caso uma vez que as declarações foram selecionadas por ela na edição das imagens apresentadas. O que foi questionado na ação é justamente a edição.

Para o MPF, ao veicular tais declarações, a emissora teria deixado de fornecer informações corretas sobre as formas de transmissão da Aids, atentando contra os programas de prevenção de doenças adotados pelos Poderes Públicos.

A emissora deve exibir o esclarecimento entre hoje e amanhã, com duração de, no mínimo, o mesmo tempo utilizado para a exibição das informações equivocadas, sob pena de multa no valor de R$ 1 milhão.

Procurada, a Globo afirma que ainda não recebeu a liminar.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137798/visualizar/