Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 28 de Julho de 2013 às 22:54

    Imprimir


A Procuradoria Regional da República da 5ª Região, com sede em Recife (PE), encaminhou nesta sexta-feira (26) uma petição ao Tribunal Regional Federal solicitando que o inquérito da Polícia Federal sobre o caso “Jampa Digital”, em João Pessoa (PB), seja remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.


 
O caso ganhou repercussão em Mato Grosso após o surgimento do nome do deputado federal Valtenir Pereira (PSB) no relatório final das investigações. 


 
A agência AS&M Publicidade e Marketing, de Cuiabá, confirmou à PF que a Ideia Digital, pivô do escândalo na Paraíba, pagou despesas não-declaradas de campanha de Valtenir em 2010.


 
Conforme a assessoria de imprensa do MPF em Recife, a decisão “foi tomada por haver indícios de que as supostas irregularidades apuradas contaram com a participação do ministro das Cidades, Agnaldo Velloso Borges Ribeiro, que só pode ser processado no STF”.


 
Na petição do procurador regional da República Domingos Sávio Tenório de Amorim, contendo nove páginas, o nome de Valtenir aparece uma única vez.


 
“O inquérito demonstrou a existência de fatos da mesma natureza nos quais se liga ao deputado Valtenir Luiz Pereira, onde foram percorridos os mesmos caminhos, iniciando-se com a realização de uma emenda orçamentária e terminando no pagamento de despesas de campanha do referido parlamentar”, diz o trecho da petição.


 
Agora, caberá ao procurador geral da República, membro do MPF que atua perante o STF, solicitar a realização de outras diligências, caso considere necessário, para a conclusão das investigações. 


 
Também competirá a ele decidir se oferecerá denúncia contra os envolvidos, quando for concluída a apuração.


 
"Evidências"


 
Para o procurador Domingos Sávio de Amorim, há evidências de que houve desvio de verbas públicas federais na implantação do “Jampa Digital”, destinado a criar uma rede digital de banda larga em João Pessoa.


 
Há indícios de que recursos destinados ao projeto teriam sido desviados para a campanha eleitoral do então prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, hoje governador da Paraíba. 


 
O suposto esquema teria contado com a participação da Ideia Digital e do publicitário Duda Mendonça.



Outro lado


 
O deputado federal Valtenir Pereira diz que não apresentou qualquer emenda para beneficiar a Ideia Digital e nega a existência de "caixa-dois" em sua campanha de 2010.


 
Sobre a confirmação da AS&M de que a Idea pagou despesas de sua campanha, Valtenir também nega, dizendo que, se houve tal pagamento, não teve seu consentimento.


 
Ele diz que está sendo vítima de uma "armação" externa, de interessados em prejudicar a campanha de Eduardo Campos (PSB) à presidência, e interna, patrocinada por rivais do próprio partido.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/13813/visualizar/