Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Março de 2010 às 23:32
Por: Thiago Almeida

    Imprimir


Ednilson Aguiar/Secom-MT
Governador Blairo Maggi participa de inauguração de conjuntos Residenciais em Cuiabá
Governador Blairo Maggi participa de inauguração de conjuntos Residenciais em Cuiabá

Após viver quase seis anos pagando aluguel, o pastor José Damasceno da Costa foi um dos sorteados pelo Programa Meu Lar, do Governo do Estado. Agora ele aguarda apenas a aprovação da Caixa Econômica Federal para receber as chaves de sua nova residência. "Hoje é um dia feliz pra mim, pois tenho a chance de conquistar a minha casa própria. Vou pagar as prestações todo o mês, mas com a certeza de que no final, a casa será minha", afirmou.

José vai morar em um dos quatro residenciais inaugurados pelo Governador do Estado, Blairo Maggi, na tarde desta quinta-feira (24.03), que juntos somam mais de 1600 casas inauguradas em apenas um dia. Somente em Cuiabá o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), já construiu mais de dez mil casas com recursos próprios e do Governo Federal. "Esta ação é muito boa para a população. Com certeza era muito mais difícil conseguir comprar uma casa antes", comemora José Damasceno.

Os residenciais entregues foram o "Bosque dos Ipês", no Paiaguás, o "Buritis", no bairro Nova Conquista, o "Cláudio Marcheti", no Jardim Imperial II e o residencial "Belita Costa Marques", localizado no bairro Tijucal. Destes, apenas o residencial "Bosque dos Ipês", destinado a servidores públicos que trabalham no Governo do Estado, Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas, entre outros órgãos, foram construídos pela modalidade Associativa. Os outros residenciais fazem parte do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Os investimentos do Governo do Estado ultrapassam R$ 18.8 milhões.

Em visita às novas residências, Blairo Maggi destacou a atenção especial dada pelo Governo ao bem estar da população cuiabana e matogrossense. "Percebemos o capricho na construção de cada residência e a boa execução das obras realizadas em todos os residenciais. Esta é a nossa preocupação: trabalhar para a qualidade de vida da nossa sociedade. Isso é prova do empenho do Governo para a melhoria da qualidade de vida", afirmou.

O secretário de Infraestrutura, Vilceu Marchetti, disse que as novas casas trarão mais conforto às famílias sorteadas. "Esta ação mostra à população de Cuiabá como o Governo está empenhado para o desenvolvimento do Estado".

Segundo a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, a busca por melhores oportunidades para a sociedade matogrossense é uma das prioridades dessa gestão. "Nosso grande sonho é continuar gerando oportunidade e dignidade ao cidadão. Com este trabalho mostramos a todos que o Governo está presente em Cuiabá", disse.

O motorista Adelton José Farias também foi contemplado no sorteio. Para ele, a aquisição da nova casa representa uma nova fase em sua vida. "Para mim isso é tudo o que eu queria. Há seis anos não possuo uma casa própria e, infelizmente, hoje estou vivendo de favor. Mas em breve poderei morar em uma dessas residências. Graças ao Governo do Estado tenho esta chance, pois antes isso não acontecia", concluiu.

MEU LAR

O Programa Meu Lar faz parte da política estadual de habitação do Governo do Estado de Mato Grosso e é desenvolvido socialmente pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), normatizado pela Lei 8.221/04, regulamentado pelo decreto 8.187/06.

A responsabilidade pela construção das casas é da Secretaria de Estado de Infraestrutura. Esse programa visa atender famílias em situação de vulnerabilidade social e é dividido em modalidades: Núcleo Habitacional (NH), Bolsa Material de Construção (BMC), Morar Melhor, Tô Feliz e Meu Teto. Três por cento do total das unidades habitacionais de todas as modalidades do programa são destinados a pessoas idosas e outros três por cento a pessoas com deficiência ou doença crônica. 



Do programa Meu Lar faz parte ainda, o Programa de Arrendamento Residencial (PAR), além do "Minha Casa MInha Vida" financiados pela Caixa Econômica Federal. Para execução dessas obras, os recursos financeiros advêm do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e do Governo Federal, via convênios com o Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Habitação, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/138231/visualizar/