Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 24 de Março de 2010 às 13:25
Por: Cláudio Abramo

    Imprimir


Para atender as carências tecnológicas das micros e pequenas empresas do setor de alimentícios do Estado de Mato Grosso o ‘Projeto Prumo’ iniciou as atividades em cinco empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul do Estado de Mato Grosso (Siar-sul/MT).  

O atendimento é realizado pelo Laboratório Móvel de Alimentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), o qual é equipado para proporcionar as empresas serviços laboratoriais rápidos e consultorias na área de alimentos, de modo a apoiar tecnologicamente micro e pequenas empresas na solução de problemas pontuais com monitoramento do processo produtivo e desenvolvimento de novos produtos.

De acordo com a bióloga do Senai, Flávia Azevedo na visita são conferidos itens como instalação, climatização, controle de pragas, abastecimento de água, esgotamento, layout, higienização de ambientes e manutenção. Também é colhida uma amostra do produto final para análise. “Nós verificamos todas as etapas de produção e também conversamos com funcionários. A coleta de dados leva cerca de duas horas e depois de quinze dias elaboramos um diagnóstico da empresa”, explica a bióloga.

O projeto não tem caráter fiscalizador e nem punitivo conforme explica o coordenador de Serviço Técnico e Tecnológico do Senai de Rondonópolis, Volmir Manhabosco. “O Senai emite o diagnóstico através de um laudo comparativo, assim o industrial pode identificar a não conformidade com padrões exigidos e fazer correções preventivamente.  A intenção é atender as necessidades laboratoriais do segmento alimentício. A unidade móvel vai até a empresa com profissionais especializados para elaborar o diagnóstico inicial para avaliar etapas de produção, oportunizar e acompanhar melhorias para cada caso”.

O empresário, Reginaldo Francisco Regis, proprietário de uma indústria de lingüiça em Rondonópolis recebeu a visita do Projeto Prumo e revelou que o diagnostico vai ajudar a empresa a conquistar novos mercados. “Minha empresa possui dez funcionários e além de lingüiça também forneço carne suína para açougues de Rondonópolis. Com as informações do laudo quero me adequar para conseguir selo de qualidade estadual (Sice)”, afirmou Régis.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul do Estado de Mato Grosso (Siar-sul/MT), Aílton Ferreira da Silva, é uma grande honra a região sul ser a primeira a receber a visita do projeto. “Mato grosso está entre os 10 estados beneficiados com o projeto e nossos associados são privilegiados em usufruir dos serviços da unidade móvel”, afirma Airton. O investimento total foi de R$ 3,8 milhões, com participação Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Senai Nacional e seus Departamentos Regionais beneficiados.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/138480/visualizar/