Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 20 de Janeiro de 2010 às 14:29

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso divulgou os dados parciais de casos de Dengue referentes à segunda semana de janeiro do ano de 2010. Até esta quarta-feira (20), o Estado tem a notificação de 2.814 casos de Dengue. Desse total, 86 foram notificados como casos graves de Dengue.

O total de notificações até o momento de mortes por Dengue é de 09 casos que estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES/MT.

O Estado de Mato Grosso apresenta até agora um incremento de 148.15% de notificações de dengue, se comparado ao mesmo período de 2009 quando apresentou um total de 1.134 notificações.

A capital do Estado, Cuiabá, tem até o momento a notificação de 411 casos de Dengue. Desses, 17 foram notificados como casos graves da doença. Foi registrado 01 óbito por Dengue, mas o caso está sob investigação.

Já em Várzea Grande, até o momento, a notificação é de 207 casos de Dengue. Desse número, 18 foram notificados como casos graves da doença. Foram registrados 03 óbitos que estão sob investigação.

Os municípios que tiveram a notificação de óbitos por Dengue até o momento foram: Poconé (01 caso sob investigação), Diamantino (01 caso sob investigação), Colniza (01 caso sob investigação) e Rondonópolis (02 casos sob investigação).

Atenção

Pacientes com febre com duração máxima de sete dias acompanhadas de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor nas juntas, prostração (desânimo), manchas na pele e que tenha estado em áreas de transmissão de Dengue ou com presença de Aedes aegypit nos últimos quinze dias, devem procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para diagnóstico e classificação de risco.
Medidas

O Governo de Mato Grosso renovou a parceria do estado com os Municípios de Cuiabá e Várzea Grande no combate a dengue, com a contratação das patrulhas mecanizadas, que realizam o mutirão para remoção de lixo de residências e terrenos baldios nas duas cidades, por mais 30 dias. Neste período também será feita a entrega dos novos maquinários para os consórcios rodoviários.

Por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), ficou estabelecida com os municípios elencados com risco e epidemia da doença uma reorganização de medidas e ações estratégicas no combate e enfrentamento a doença, por meio de Salas de Situação da Dengue.

A Secretaria de estado de Saúde e o Ministério da Saúde iniciaram, também, o repasse financeiro de R$ 1,2 milhão aos municípios do estado de Mato Grosso em situação de epidemia da Dengue para promover ações contingenciais de controle da doença. Os municípios que receberão recursos nesta fase são: Alta Floresta, Araputanga, Aripuanã, Alto Garças, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Colider, Cuiabá, Indiavaí, Jaurú, Juina, Lucas do Rio Verde, Matupá, Mirassol do Oeste, Nova Brasilandia, Nova Ubiratã, Paranatinga, São José dos Quatro Marcos, Rondonópolis, Santa Carmem, Sapezal, Sinop, Sorriso, Vale de São Domingos e Várzea Grande.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/145406/visualizar/