Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 18 de Dezembro de 2009 às 08:13

    Imprimir


O presidente Lula deixou a reunião dos principais líderes presentes na conferência climática da ONU sem dar declarações sobre os resultados do encontro, informou o noticiário da Globonews.

"Estou rindo para não chorar", disse Lula à imprensa presente na cúpula do clima de Copenhague antes de ir embora, sem dar detalhes sobre qualquer acordo.

Brasil e França tentaram na noite desta quinta-feira (17) retomar o controle da cúpula do clima de Copenhague ao pedir uma reunião dos principais líderes presentes na conferência climática da ONU. O encontro teve um tom emergencial, já que os países ainda não fecharam o acordo climático, objetivo central da cúpula.

O pedido da reunião foi feito antes da chegada do presidente Barack Obama à capital dinamarquesa.

"É preciso mudar de rumo... ou vamos direto para a catástrofe", disse o presidente francês Nicolas Sarkozy, antes de pedir aos países participantes, principalmente aos EUA e à China, que fizessem concessões necessárias a um acordo.

Nesta reunião, Brasil e França levaram em conta dois projetos de texto que já estão sobre a mesa. O primeiro estende, a pedido dos países em desenvolvimento, o protocolo de Kyoto que concerne os países industrializados, com exceção dos EUA que não o assinaram.

O outro projeto tem a ver com todos os países. Ele foi redigido pelo maltês Michael Zammit Cutajar, que dirige as negociações sobre as ações em longo prazo.

Durante o intervalo da reunião, o ministro do meio ambiente, Carlos Minc, afirmou em entrevista à Globonews que os líderes presentes discutiram a elevação do corte de emissão de gases-estufa pelas nações desenvolvidas de 50% para 80% até 2050 -- o corte médio seria de 50%.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148178/visualizar/