Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 16 de Dezembro de 2009 às 10:54

    Imprimir


O plantio de algodão está atrasado em Mato Grosso. No sul do Estado, a chuva não deixa as máquinas iniciarem o trabalho. No campo as máquinas estão paradas. O solo está enxarcado. Em uma fazenda no município de Pedra Preta (238 quilômetros da capital mato-grossense), dos cinco mil hectares, apenas mil foram plantados. "Uma meta prevista na primeira quinzena de 50% do plantio, estamos atualmente com 20% plantados. E nos últimos oitos dias as atividades do campo foram paralisadas por excesso de chuva", disse o agrônomo Breno Hinnah.

A medição realizada pelos produtores nas fazendas da região apontou que só nos 15 primeiros dias de dezembro já choveu 356 milímetros. É uma quantidade 20% maior que a média registrada para o mês todo.

O excesso de chuva tem prejudicado também os trabalhadores contratados para executar o plantio. Muitos estão sendo dispensados. "Agora é esperar ter sol para a gente retornar o plantio de novo", contou Genivaldo de Souza, operador de máquina.

O técnico agrícola Alessandro Dalazen disse que precisa estiar para que as atividades sejam retomadas. Apesar do atraso no plantio em algumas regiões de Mato Grosso, os produtores estão otimistas. A Conab prevê que a área cultivada com algodão no Estado reduza 7%. No entanto, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão acredita em crescimento, com uma área plantada de até 400 mil hectares da cultura nesta safra. "O ano de 2009 não deixa boas recordações para os produtres de algodão. Mas a perspectiva futura, para 2010/2011 são alentadoras. Por isso nós estamos implementando a área da cultura em relação a 2008/2009",afirmou Alessandro Dalazen.

Escoamento da Soja

E a chuva está causando outros problemas em Mato Grosso. No norte do Estado, estradas estão intransitáveis, o que pode atrapalhar o escoamento da safra de soja.

A estrada mais parece uma lagoa. Pelo pneu do trator é possível ver o nível da água. Essa é a situação da MT-222, conhecida como a Estrada Rosa. É umas das rodovias que liga os município de Vera e Sinop, no norte de Mato Grosso, à BR-163.

A preocupação dos produtores rurais está bem ao lado da estrada rosa, que está toda alagada. Muitos deles começarão a colheita no início de janeiro. Em outros pontos da estrada os buracos também são motivo de preocupação. Os veículos precisam fazer manobras, sinônimo de prejuízos para os motoristas. "Estamos dependendo da estrada para retirar a nossa soja. Se não nós não temos como tirar a safra. A estrada nunca esteve em uma situação tão crítica", contou o agrônomo Lucas Klein.





Fonte: TVCA com GloboRural

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148388/visualizar/