Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 10 de Dezembro de 2009 às 16:37
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


O prefeito de São José do Rio Claro, Massao Watanabe (PR), foi reeleito nesta terça-feira (08), vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro Norte (CISCN).

A eleição ocorreu durante e reunião mensal do Consórcio que aconteceu no município de Diamantino, sede da entidade, estando presente os respectivos prefeitos, secretários e conselheiros de saúde dos municípios membros. O prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PR), foi reconduzido ao cargo de presidente junto Massao Watanabe de vice. Fazem parte do CISCN os municípios de Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, São José do Rio Claro, Rosário Oeste e Nobres.

O Consórcio contou no ano de 2009, com orçamento de pouco mais de 1 milhão de reais para atender os municípios membros, até então Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia e São José do Rio Claro, com áreas especializadas e algumas cirurgias que não possuem coberturas pelo SUS. Para 2010 o orçamento será incrementado em quase 45% com a recém adesão dos municípios de Nobres e Rosário Oeste, sendo previsto chegar a 1.44 milhão, de acordo com a secretária Executiva, Alice Aparecida de Paula.

São José do Rio Claro é um dos municípios fundadores do CISCN no ano de 2005, quando o prefeito Massao foi eleito presidente, porém, saiu da parceria logo em seguida, pois, à época os serviços prestados não atendiam o anseio da população rio-clarense. Com as mudanças na metodologia de atendimento implantadas pela Secretaria Executiva do CISCN, São José voltou a fazer parte do Consórcio no final do ano de 2008.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico – Sesas -, o convênio com o Consorcio fez a descentralização dos atendimentos, trazendo o médico especialista para atender o cidadão na própria cidade, somente este ano em São José foi atendida aproximadamente 400 pessoas com especialistas em dermatologia e oftalmologia, estando previsto para 2010 o atendimento de cardiologista e neurologista em loco. “Esses atendimentos foram além dos corriqueiros prestados no dia-a-dia.”, destacou a secretária municipal de saúde, Ana Maria Vicente Barbosa.

Para o prefeito Massao Watanabe esta mudança se mostrou extremamente favorável ao município de São José, “Com as mudanças implantadas vimos que a adesão ao Consórcio seria benéfica para nossa população, passando a atender o cidadão em áreas especializadas que não possuem coberturas pelo SUS.”, falou o prefeito.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148842/visualizar/