Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Dezembro de 2009 às 11:51
Por: Lidiana Cuiabano

    Imprimir


Para garantir a tranquilidade das comemorações de fim de ano na Baixada Cuiabana a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) montou um esquema especial de segurança. Homens da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros estarão nas ruas a partir do dia 15 de dezembro na Operação Fim de Ano. O lançamento da operação será em solenidade na praça da República, em Cuiabá, no dia 15 de dezembro, com entrega de cartilhas para a população com dicas de segurança.

Na próxima sexta-feira (11.12) representantes da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros Militar irão expor o planejamento estratégico das instituições da segurança em coletiva à imprensa, às 9h, na sede da Associação Comercial, no edifício Palácio do Comércio, em Cuiabá.

Apenas na Baixada Cuiabana, a Polícia Militar disponibilizará 141 viaturas e 66 motos. Em todo Estado serão empregadas mais de 600 viaturas. Os policiais estarão realizando o policiamento ostensivo – a pé e ciclístico – barreiras móveis nas vias de grande fluxo; policiamento motorizado; pontos base, integração com outros órgãos; pontos demonstrativos para atendimento rápido, em especial aos transeuntes e barreiras integradas do Comando Regional I e II da Polícia Militar nas pontes de Cuiabá e Várzea Grande.

“Os bafômetros recebidos pela segurança recentemente serão usados em todos os pontos de blitz da operação”, disse o comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito de Campos Filho.

A exemplo do que foi realizado em anos anteriores, a Polícia Militar disponibilizará o disk denúncia (0800 653939), funcionando 24 horas, para que a população possa fazer denúncias ou solicitar atendimento.

“Também será disponibilizado aos empresários o serviço de acompanhamento de escolta para grandes valores. A ação é implementada nessa época do ano para evitar ações criminosas, já que a movimentação bancária cresce consideravelmente nesse período de festas”, frisou Campos Filho.

As ações de segurança para o fim de ano também ganharão apoio da Polícia Judiciária Civil. Segundo o planejamento da Diretoria Metropolitana da PJC, 302 policiais estarão disponíveis nesse período para garantir a tranquilidade da população. Vinte e seis policiais trabalharão por dia divididos em dois turnos, além de 14 policiais à paisana, também divididos em dois turnos, que circularão nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande.

Haverá plantões de 24 policiais nos três Centros Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Cuiabá. Os policiais contarão com apoio de quatro viaturas por turno nos Ciscs, além da Delegacia Móvel, que estará na praça da República para fazer registro de ocorrência.

CORPO DE BOMBEIROS

Segundo o comandante da área metropolitana do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMM), tenente coronel BM Júlio César Rodrigues, 190 homens do Corpo de Bombeiros estarão envolvidos na Operação Fim de Ano . Os militares irão atuar nos dias 24, 26, 27 e 31 de dezembro e dias 2 e 3 de janeiro realizando a prevenção na rodovia Emanuel Pinheiro (que liga Cuiabá / Chapada dos Guimarães). “Teremos ponto base com viaturas operacionais em locais de maior concentração de pessoas, como as avenidas Prainha e Getúlio Vargas, em Cuiabá, e avenida da FEB, em Várzea Grande”, explicou o comandante metropolitano.

Ainda, conforme o tenente coronel BM Júlio César Rodrigues, serão empenhados todos os meios operacionais da área metropolitana na operação. “Faremos escala de plantão com reforço”, destacou o comandante.

O Corpo de Bombeiros também atuará em integração com o corpo de saúde da Polícia Militar na praça da República, em Cuiabá, realizando atendimentos primários de primeiros socorros e aferindo pressão arterial.

No dia 20 de dezembro, o Corpo de Bombeiros também fará a prevenção na chegada do Papai Noel, no Estádio Verdão, em Cuiabá.





Fonte: Assessoria/Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/148874/visualizar/