Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 26 de Novembro de 2009 às 15:20

    Imprimir


A partir de hoje (26), o EducaRede, portal educativo da Fundação Telefônica voltado para a inovação tecnológica na educação, passa a ser global. O anúncio foi feito em Madri, pelo vice-presidente executivo da instituição na Espanha, Javier Nadal, durante a realização do V Congresso Internacional EducaRede. Com isso, o conteúdo dos portais dos oito países que desenvolvem o programa será unificado, resultando em uma ampliação de perspectiva para seus usuários e em uma iniciativa inovadora.

O EducaRede, cujo objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, é desenvolvido na Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Colômbia e México. No país, foi criado há sete anos e tem atraído um número cada vez maior de educadores, pais e alunos para a interatividade educativa na internet. Na Espanha, o portal existe há 10 anos. Até aqui, o EducaRede era considerado um projeto internacional, que combinava filosofia global com atuação local, composto de portais individualizados por país.

No Brasil, são aproximadamente 200 mil cadastrados e é registrada uma média anual de 2,3 milhões de visitas. No mundo todo, o EducaRede possuía, em 2008, mais de 32 milhões de participantes e aproximadamente 267 mil pessoas registradas em 79 comunidades virtuais que desenvolvem ações de natureza colaborativa. A criação e o desenvolvimento da nova plataforma foi um processo que tomou aproximadamente dois anos, envolvendo estudos, testes e debates entre todos os países envolvidos.

O novo portal unificará a ação das equipes do EducaRede em todo o mundo, dando acesso a conteúdos, ferramentas e serviços, ao mesmo tempo, globais e personalizados. Para o presidente da Fundação Telefônica no Brasil, Sérgio Mindlin, o portal global permitirá uma troca intensa de experiências no âmbito da ibero-américa: “O portal será mais dinâmico e moderno e propiciará uma ampliação extraordinária de visão, uma oportunidade única de integração ibero-americana, já que a realidade de cada país participante será compartilhada, sem que se percam as especificidades locais”, afirma.

Como vai funcionar

Para os usuários brasileiros, a URL do portal continuará a mesma, ou seja, www.educarede.org.br. Até o dia 15 de dezembro, o internauta ainda irá visualizar a homepage do Brasil, onde haverá indicações e links para o conteúdo do portal global. Já a partir dessa data, o usuário passará a entrar diretamente no portal global. Quando o internauta fizer o acesso, será identificado pelo IP, e a home do novo portal se abrirá para o usuário brasileiro em Português.

Os conteúdos dos portais de cada país serão preservados, mas sofrerão uma reclassificação, gerando assim a formatação de um novo menu. Desta forma, a seção “Turbine sua aula”, por exemplo, ficará dentro do ícone “Práticas”. Para localizar as seções, o internauta terá o recurso da busca por palavra-chave ou através do mapa do site. Algumas funções estarão em período de adaptação, mas a previsão é de que toda a migração seja concluída até março. O portal será bilíngüe, com conteúdos traduzidos para o Espanhol e para o Português. O usuário do Brasil – único país com o idioma Português – disporá de uma ferramenta de tradução automática para blogs, chats e fóruns

“O EducaRede continuará sendo um portal para professores, pais e alunos e terá um caráter ainda mais forte no eixo da inovação pedagógica e tecnológica”, antecipa Mindlin. Segundo ele, abre-se a possibilidade, a partir de agora, do desenvolvimento de projetos globais e multipaíses, além das iniciativas locais.

Aliás, alguns dos projetos já em andamento no Brasil passarão a ter caráter global, como acontecerá com a comunidade “Minha Terra”. Neste caso, o aluno brasileiro terá a oportunidade de conhecer não apenas a realidade regional brasileira, mas a de outros países também. O contrário também ocorrerá, ou seja, projetos argentinos ou chilenos, por exemplo, poderão ser desenvolvidos no Brasil. “Propiciar a integração de todas essas iniciativas é um grande avanço e quem ganha com isso são os próprios usuários”, enfatiza o executivo.

Sobre a Fundação Telefônica

Criada em 1999 com o objetivo de coordenar o investimento social do Grupo Telefônica no Brasil, a Fundação Telefônica completa 10 anos de atuação no País. Nesse período, mais de 500 mil pessoas foram beneficiadas direta ou indiretamente com os projetos de desenvolvimento social, que têm como eixos centrais a consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes e a melhoria da qualidade da educação pública. Hoje, seus principais programas são o Pró-Menino e o EducaRede. A Fundação Telefônica mantém ainda os programas Arte & Tecnologia e Voluntários Telefônica.





Fonte: Assessoria de imprensa/Fundação Telefônica

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/150171/visualizar/